Phelps terá que pagar 55,3 mil dólares em impostos ao governo americano

Os atletas considerados de elite têm altas taxas de impostos para ser pagas ao Estado Americano. O nadador Michael Phelps ganhou cinco medalhas de ouro e uma de prata e se tornou o maior vencedor da história dos jogos olímpicos

15:35 | Ago. 16, 2016

NULL (foto: )

O nadador americano Michael Phelps vai ter que pagar 55,3 mil dólares em impostos aos Estados Unidos por levar cinco medalhadas de ouro e uma prata na Rio-2016O atleta se tornou o maior vencedor da história dos jogos olímpicos. O valor a ser desembolsado pelo atleta deve-se a carga tributária de 39,5% cobrada pelo Estado Americano para esportistas considerados de elite, conforme as informações do site Inc.com.


O americano Michael Phelps ganhou cerca de 140 mil dólares devido ao seu desempenho nas Olimpíadas deste ano. Se os atletas olímpicos ganharem uma medalha de ouro, eles recebem 25 mil dólares; 15 mil dólares para medalhas de prata e 10 mil dólares para bronze.

%2bLEIA MAIS: Michael Phelps encerra sua trajetória olímpica com mais um ouro; são 23 no total
Entretanto, não são todos os atletas americanos que necessitam pagar altas taxas de impostos, pois a carga tributária dos EUA depende da renda mensal de cada contribuinte. Dessa forma, os esportistas, que se encontram em nível de baixa tributação por ganharem menos, precisam pagar 10% do seu salário de impostos.

%2bLEIA MAIS: O adeus de uma lenda: Michael Phelps encerra carreira com chave de ouro na Rio-2016

As altas taxas de impostos em cima da premiação dos atletas olímpicos nos EUA causam polêmica no exterior. Uns alegam que a cobrança é abusiva já que os atletas defendem o País em eventos esportivos, enquanto outros concordam com o desconto. O diretor da consultoria financeira Octagon Financial Services, Sean Packard, disse ao site Inc.com que as premaições correspondem à sua renda e por isso precisam pagar impostos.


“Como é retratado pela crítica é que os atletas vão aos jogos defender seu país, ganham medalhas e, de repente, são surpreendidos por um imposto. Na verdade, eles estão ganhando uma renda, e pagando um imposto sobre essa renda”, declarou o executivo. Além disso, ele citou que os atletas ganhadores de medalhas se promovem também por contratos de publicidades devido ao crescimento do seu marketing pessoal.

 

Redação O POVO Online