Milhares celebraram "Dia da Maconha" nos EUA

Data é referência ao número 420, associado à cultura da erva nos anos 70, em que jovens se reuniam para fumar maconha às 16h20min

08:26 | Abr. 21, 2014

NULL (foto: )
A celebração anual da cultura cannabis reuniu milhares de entusiastas da maconha em Colorado e Washington, neste último fim de semana. O evento teve shows e feiras de negócios nos dois primeiros estados a legalizarem o consumo da erva com fins recreativos.

O ''Dia da Maconha'' é festejado no dia 20 de abril, data escolhida por ativistas pró-cannabis em uma referência ao número 420, que se associa à cultura da erva. Segundo o jornal O GLOBO, a lenda é que, na década de 70, jovens da Califórnia se juntavam todo os dias para fumar maconha às 16h20min. Manifestações do dia da maconha também ocorreram em Vacouver, Monteral, Toronto e Ottawa, no Canadá.

420

O número 420 passou a ser usado por rodas de maconha e virou senha para os amigos, agregados e conhecidos de faziam uso da erva. Rapidamente, o 420 passou a fazer parte do vocabulário dos "deadheads", como eram chamados os fãs do Grateful Dead.

Em 1990, o termo e a explicação foram impressos em um folheto da banda Grateful , por causa do fãs “deadheads” que faziam uso do vocabulário. O código foi descoberto por Steve Bloom, editor da revista Clique High Times, uma das primeiras publicações sobre a maconha nos Estados Unidos.

Assim, a equipe da High Times também passou a fazer suas reuniões de pauta às 4h20 da tarde.

Redação O POVO Online