PUBLICIDADE
Notícias

Pesquisa revela que amnésia alcóolica é causada por fator genético

Com isso, cai aquele mito que a vodka é a grande responsável pelo apagão do dia seguinte. Outra pesquisa afirmou que o café pode evitar amnésia pós-bebedeira

15:05 | 20/09/2013
NULL
NULL

Não há nada mais desesperador do que quando você acorda em um dia seguinte de bebedeira e não se lembra de nada do que ocorreu no dia anterior. Você recorre aos amigos que estavam em sua companhia e espera não ter feito bobagens. Até filmes já foram feitos sobre o assunto, como "Cara, cadê meu carro?" e "Se beber, não case!". Baseado nisso e em uma pesquisa da Universidade da Califórnia, O POVO Online esclarece que a amnésia alcoólica não depende do álcool e nem da quantidade que você ingere, mas pode ser causado por um fator genético.

A pesquisa, feita com imagens de ressonância magnética de cérebros de estudantes universitários, comprovou que algumas pessoas têm um componente bioquímico no cérebro que faz com que o álcool afete mais a atividade cerebral em áreas ligadas ao autodomínio, atenção e memória de trabalho.

Com isso, cai aquele mito que a vodka é a grande responsável pela amnésia do dia anterior. Seja cerveja, cachaça, uísque ou tequila, qualquer uma dessas bebidas poderão lhe render aquele apagão indesejável.

Café pode inibir amnésia

Outra pesquisa, desta vez da Universidade do Texas, afirmou que o café pode lhe ajudar a escapar da amnésia alcoólica. Pelo menos nos ratos. Os pesquisadores pegaram três grupos de ratos e os embebedaram.

Cada grupo de roedores recebeu uma quantidade maior de etanol que o outro, para obterem três níveis de bebedeira, e ainda receberam uma dose da substância pentilenotetrazol, que causa a amnésia. O grupo que bebeu mais também recebeu um pouco de cafeína.

No dia seguinte, o grupo dos ratos que recebeu mais etanol e a cafeína, não apresentou perda de memória, apesar da forte embriaguez. Assim, se você tomar café enquanto bebe, pode ser que as lembranças não se apaguem no dia seguinte.

Redação O POVO Online

TAGS