PUBLICIDADE
Notícias

País da Oceania tem negros com cabelos naturalmente loiros

22:15 | 13/05/2013
NULL
NULL

Os pesquisadores das universidades de Stanford, de Bristol, da UC San Francisco e do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária chegaram a uma conclusão suspreendente. Segundo a publicação na revista Science, o cabelo loiro de alguns habitantes da Melanésia, na Oceania, é uma variação natural. Antes, os cientistas acreditavam que tal fenômeno se dava por algum fator externo, como exposição ao sol ou uma dieta rica em peixe, comum na região.

Para chegar ao resultado, o grupo recolheu saliva e pigmentação do cabelo de 1000 moradores das Ilhas Salomão. O material comprovou que a variação é nativa, sendo, portanto, diferente da que é responsável pelo cabelo loiro do norte europeu.
                                                [FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

Um dos pesquisadores envolvidos no estudo, Sean Myles explica que o gene TYRP1 é exclusivo aos melanésios. Myles disse que o estudo mostra que cabelos loiros surgiram pelo menos duas vezes durante a evolução humana, uma vez nos ancestrais europeus e outra vez no extremo oposto da terra, nos ancestrais melanésios.

Para ele, isso representa um fascinante exemplo de evolução convergente, quando o mesmo resultado (cabelo loiro) é realizado por diferentes meios (variantes genéticas independentes).


O professor da Dalhousie University frisou numa postagem em seu blog que a descoberta amplia a área de atuação da pesquisa genômica médica, que, de acordo com ele, concentra-se quase que exclusivamente sobre as populações de origem europeia.

                                               [FOTO3]

 

 

 

 

 

 

 

Redação O POVO Online

TAGS