Boatos se espalham sobre golpe do IPVA; Sefaz diz que boletos não são enviados pelos Correios

O pagamento referente a janeiro de 2017 ainda não foi definido e só estará disponível a partir do dia 20 de janeiro. Desde 2015, a Sefaz não envia a cobrança pelos Correios

15:20 | Dez. 02, 2016

Circula pela internet e em grupos de WhatsApp informações sobre o chamado "Golpe do IPVA", as mensagens alertam que algumas pessoas estão recebendo boletos referentes a janeiro de 2017 do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Após pagar a suposta dívida, o dinheiro seria desviado para a conta de terceiros deixando a vítima do golpe no prejuízo.

A Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz) alerta a população que o contribuinte deverá ficar atento, pois ainda não foi estabelecido o valor do imposto para 2017 e, por tanto, qualquer cobrança antecipada deverá ser desconsiderada, pois será falsa.

Para deixar as cobranças de imposto mais seguras, em 2015 a Sefaz modificou o seu sistema de cobranças, desde então para ter acesso ao seu boleto o contribuinte deverá acessa-lo através do site da Sefaz ou dirigir-se a uma das unidades de atendimento espalhadas na capital e no interior e levar a documentação do veículo.

A Sefaz desconhece o golpe. Mas diz que se algum usuário que já tiver realizado o pagamento referente a janeiro de 2017, deverá procurar os seus direitos e denunciar o caso na Delegacia de Defraudações e Falsicações (DDF).

Serviço:

Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz)
Avenida Pessoa Anta, 274 - Centro
Informações: 0800 7078585


Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF)
Rua do Rosário, 199 – 1º andar – Centro
Telefone:3101-7331

 

Redação O Povo Online