Presidente da França usa foto antiga em postagem sobre queimadas na Amazônia

Em postagem no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) atacou o presidente Francês pela origem da foto, alegando que Macron estaria usando uma questão interna do Brasil para ganhos políticos pessoais.

23:20 | Ago. 22, 2019

Presidente da França, Emmanuel Macron (foto: Yoan VALAT/AFP)

Não é atual a foto usada em postagem realizada por Emmanuel Macron, presidente da França, no Twitter, que convoca o G7 para falar sobre as queimadas da Amazônia. A imagem é do fotojornalista Loren McIntyre, que morreu em 2003, nos Estados Unidos.

McIntyre era um explorador e trabalhou na National Geographic. Até hoje ele é lembrado, e tem seu nome em uma das nascentes do Rio Amazonas: Lagoa McIntyre, no Peru.

Em postagem no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) atacou o presidente Francês pela origem da foto, alegando que Macron estaria usando uma questão interna do Brasil para ganhos políticos pessoais. Além disso, afirmou que ele usa de tom sensacionalista e que isso não contribuiria para a solução do problema.

- Lamento que o presidente Macron busque instrumentalizar uma questão interna do Brasil e de outros países amazônicos p/ ganhos políticos pessoais. O tom sensacionalista com que se refere à Amazônia (apelando até p/ fotos falsas) não contribui em nada para a solução do problema.

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 22 de agosto de 2019

Em outra postagem, Macron convida os membros do G7 para debater a situação das queimadas na Amazônia. Em resposta, Bolsonaro declarou que isso "evoca mentalidade colonista descabida".

Our house is burning. Literally. The Amazon rain forest - the lungs which produces 20% of our planet’s oxygen - is on fire. It is an international crisis. Members of the G7 Summit, let's discuss this emergency first order in two days! #ActForTheAmazon pic.twitter.com/dogOJj9big

— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) 22 de agosto de 2019