Ceará: Sindicato diz que servidores entrarão em greve; IFCE nega

18:29 | Set. 17, 2013

Atualizada às 09:12 de quinta-feira, 19

Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 17, professores e técnicos administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Umirim, a 109,5 km de Fortaleza, informaram a decisão da categoria de entrar em greve, até que a administração do Instituto atenda reivindicações que garantam a segurança no campus. A reitoria do IFCE nega a greve e informa que houve um acordo para manter a suspensão de atividades até o fim das primeiras providências.

As aulas no campus estão suspensas desde a última segunda-feira, 16, quando dois detentos da Cadeia Pública de Umirim fugiram e invadiram a Escola Agrícola, vinculada ao IFCE. Alunos tiveram roubados pertences como carteiras, celulares e mochilas, e foram ameaçados pelos criminosos. A decisão foi tomada também por deliberação da Associação de Pais dos estudantes do Instituto.

De acordo com o Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE), desde a semana passada ocorrem registros de agressões, assaltos e ameaças contra professores, técnicos e estudantes, no Campus da Escola Agrícola de Umirim, na localidade de Floresta. Eles também reclamam da falta de água para a realização das atividades e reivindicam: iluminação interna do campus, aumento no quantitativo de vigilantes, instalação de portão de isolamento e definição de prazo para o início e término da construção de um muro separando o campus da Cadeia Pública de Umirim.

Após reunião com a Reitoria do instituto, nesta manhã, os servidores do campus realizaram assembleia, na qual decidiram pela continuidade da suspensão das aulas até a próxima segunda-feira, 23, prazo para instalação da primeira série de medidas de segurança.  Para viabilizar o retorno às atividades, a reitoria se comprometeu a, até sexta-feira, 20, aumentar o contingente de vigilantes no campus, que passará de cinco para sete, representando reforço de 40%.

De acordo com a Reitoria, até sexta-feira, 20,  ainda serão instalados novos refletores para iluminação interna da unidade. Além disso,  administração do IFCET obteve compromisso da Prefeitura de oferecer transporte escolar aos alunos da sede do município até o campus, bem como limpeza na vegetação e melhoria da iluminação externa da via de acesso até a unidade.

Sobre o abastecimento de água, a reitoria e a direção geral do campus de Umirim disseram queo mesmo  já foi normalizado desde o início de setembro, com a ligação do prédio à  rede da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Segundo a administração do Campus, os servidores foram informados da contratação de empresa para realizar o estudo geotécnico para instalação de um poço profundo na unidade que viabilizasse a produção agropecuária.

Outras providências
O reitor do IFCE  disse que a reitoria está buscando recursos extras junto ao Ministério da Educação (MEC) no sentido de realizar outras obras de infraestrutura ainda este ano. Para 2014, está prevista, pelo plano orçamentário do governo federal (a ser aprovado no Congresso Nacional), o aumento em cerca de 180% do orçamento do campus. Outra ação destacada por ele é a transformação de Umirim em unidade gestora, cuja portaria de transformação em campus convencional já foi publicada pelo MEC e as providências para sua efetivação estão em andamento.

Redação O POVO Online