Campo de concentração em Senador Pompeu: aprovado projeto que reconhece relevância histórica

Patu é o único dos dez campos de concentração instalados no Ceará, entre 1915 e 1932, que permanece com ruínas de pé

15:56 | Jul. 14, 2022

Vila do Ingleses, que serviu de base para o campo de concentração do Patu, construída na década de 1920 (foto: Aurélio Alves/ O POVO)

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou nessa quarta-feira, 13, o Projeto de Lei que reconhece a relevância histórica e cultural da Vila dos Ingleses, em Senador Pompeu, a 272 km de Fortaleza. O lugar é conhecido como Sítio Histórico do Campo de Concentração do Patu e aglomerava milhares de refugiados da seca no Estado, na década de 1930.

Em março último, O POVO publicou uma série de reportagens especiais sobre os campos de concentração no Ceará.

O deputado Queiroz Filho (PDT), autor do projeto, diz que o reconhecimento "reafirma a existência dos campos de concentração de retirantes". Aprovado em plenário, o Projeto de Lei agora seguirá para ser sancionado pelo Poder Executivo.

Patu é o único dos dez campos de concentração instalados no Ceará, entre 1915 e 1932, que permanece com ruínas de pé. O local tem 12 construções de estilo neo-colonial, abandonadas por empresas inglesas que iriam construir o Açude do Patu.

O local chegou a receber aproximadamente 20 mil flagelados da seca no Ceará. A estimativa é de que 8 a 12 mil deles tenham morrido de fome e doenças no lugar, dado não oficializado pela falta de certidões de óbito.