"Todo sentimento que eu tenho por ela, eu transmiti", diz homem que plantou 500 girassóis para namorada

Em entrevista ao O POVO, João Umbelino, de Quixeramobim, conta qual foi sua motivação e como a ideia surgiu para a homenagem

20:50 | Jun. 18, 2021

Por: Mirla Nobre
João Umbelino Sousa, 41, plantou mais de 500 girassóis como demonstração de amor (foto: Reprodução/Instagram)

Dentre as diversas provas de amor à uma pessoa, está a do consultor educacional João Umbelino Sousa, 41, que resolveu plantar 500 pés de girassóis para homenagear sua namorada, no município de Quixeramobim, a 204,3 quilômetros de Fortaleza. Para ele, essa foi a forma de dizer à amada o tamanho do sentimento que ele tem por ela.

Em entrevista ao O POVO, João Umbelino conta qual foi sua motivação, como a ideia surgiu, a reação da namorada e a história por trás da escolha da planta. Além disso, o consultor educacional destaca que a atitude deve ficar marcada na história dos dois apaixonados. O romance, ele planeja, será contado aos netos no futuro. 

O POVO - Como surgiu a ideia de plantar girassóis nas ruas da cidade? Qual foi sua motivação?

João Umbelino - Eu falei para ela que ia fazer uma homenagem, e disse que iria plantar alguns girassóis pela cidade. Hoje eu já tenho mais de 500 pés de girassóis aqui na cidade de Quixeramobim. Ela sabe que foi para ela. Cada pé que eu plantei nesse período é exclusivamente para ela. Eu acho que qualquer mulher ficaria feliz em sair na rua, e por onde ela andasse iria encontrar um girassol e iria saber que foi o namorado dela que fez como forma de demonstrar sentimento. A ideia nasceu em março deste ano. Fui criando gosto pelo plantio e pela beleza que eles trouxeram para a cidade. Eu acho que todo o sentimento que eu tenho por ela, eu transmiti para os pés de girassóis. Por isso eu tenho esse cuidado e carinho tão grande por cada pé de girassol que eu planto.

OP - Por que o girassol e não outra planta?

Umbelino - O girassol é uma planta que se adequa muito ao nosso clima. O girassol, tem a história que ele acompanha sempre a luz, e ele sob a luz sempre vai ficar iluminado. Essa foi a minha forma de pensar e escolher, além de saber que a minha namorada iria gostar desse plantio de girassol. Qualquer pessoa que se aproxima dessa planta, vai poder receber esse sentimento de luz.

OP - Com mais de 500 pés de girassóis pelo município, como foi o processo de plantio?

Umbelino - Comecei a plantar na avenida principal da cidade de Quixeramobim, e hoje já se espalhou para as demais. As pessoas começaram a perceber o aspecto da mudança depois que eu plantei os girassóis, as ruas ficaram mais bonitas. A minha meta pessoal é atingir cinco mil pés. Todos os dias pela manhã eu cuido de cada um. Inicialmente, tive uma dificuldade com a água, mas os comerciantes me auxiliaram no fornecimento.

OP - Você teve alguma inspiração para poder homenagear sua namorada com a atitude?

Umbelino - Não tive nenhuma inspiração, apenas surgiu a ideia. E então eu disse à minha namorada que iria homenageá-la com girassóis. Eu vou transformar a minha cidade em uma cidade dos girassóis, e por onde ela passar, por onde ela for ver uma foto de Quixeramobim, ela vai poder ver um girassol! E com isso, ela vai ter a certeza que fui eu que plantei exclusivamente para ela.

OP - Qual foi a reação da sua namorada?

Umbelino: Assim que os primeiros girassóis cresceram, eu tirei umas fotos e enviei para ela. Ela se surpreendeu e disse: “Nossa, não é que você fez mesmo”. Eles foram crescendo até a primeira flor brotar. Lembro da primeira flor, que falei para ela: “Essa é a primeira flor dos nossos girassóis. Ela me respondeu um pouco emocionada. E eu falei que na nossa história, quando ela sentasse com os nossos netos para conversar, ela iria falar para eles que o avô deles teria feito isso para elas. Plantado e cuidado deles para ela.

OP - Você pretende criar algum projeto ambiental no município?

Umbelino - Meu projeto é além de só plantar girassóis na cidade de Quixeramobim. Pretendo executar, ainda em 2021, o plantio de 360 árvores na avenida principal do município. Nos próximos meses, vou tentar ter uma conversa com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para o projeto. É uma honra para mim executar esse trabalho, que é totalmente voluntário.