Incêndio atinge lixão de Pacajus e prejudica mais de 60 famílias
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Pacajus buscará cadastrar todas as famílias afetadas no Auxílio Brasil
21:04 | Ago. 22, 2022
Um incêndio atinge o lixão da cidade de Pacajus desde às 16h30min desse domingo, 21, conforme o Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE). Nesta segunda-feira, 22, a 2ª Companhia - 2° Batalhão de Bombeiro Militar (2º BBM) foi acionada para atender à ocorrência.
O espaço de descarte de resíduos fica na rua Expedito Chaves Cavalcante. Cerca de 60 famílias foram prejudicadas pelo problema, de acordo com o vareador Gabriel Aguiar, que estava no local na tarde de hoje.
Resíduos queimados pelo fogo serão recolhidos por tratores disponibilizados pela Prefeitura.
Bombeiros no local informaram que o fogo já atingiu aproximadamente 100 metros quadrados (m²), mas ainda não é possível saber em quanto tempo as chamas serão completamente debeladas.
Responsável pela limpeza pública de Pacajus, a Secretaria de Infraestrututra informou aos bombeiros que "só será possível providenciar todo o maquinário necessário para ser realizado o serviço de forma objetiva e eficiente nesta terça-feira, 23".
Situação dos catadores do lixão
Dona Dill, 51, trabalha no lixão desde os 19 anos e afirma precisar da ajuda do poder público.
"Tentamos fechar acordo com o prefeito. Ele não veio e mandou o encarregado dele aqui para fazer promessas. Toda vida é mesma coisa. Todos os anos o lixão de Pacajus pega fogo. E a gente entra no prejuízo", relata Dona Dill.
"Nossas barracas pegaram fogo", lamenta ela.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Pacajus buscará cadastrar todas as 60 famílias afetadas pelo incêndio no Auxílio Brasil, com o objetivo de atenuar os impactos negativos do fogo.
"O prefeito Bruno Pereira nos informou que existe um plano de transição para que se feche esse lixão de forma definitiva, mas que isso será feito garantindo a renda e o trabalho de todos esses 60 catadores", disse o vereador Gabriel Aguiar.
O POVO busca contato com a Prefeitura de Pacajus. A matéria será atualizada.