Cratera dificulta trânsito em frente a escola em Juazeiro do Norte

Buraco se abriu na última última sexta-feira, 1º, e pode ter sido causado por uma ruptura no sistema de drenagem de águas pluviais

13:19 | Mar. 04, 2024

Devido às chuvas que têm caído sobre a cidade, ainda não há previsão para liberação da via (foto: Reprodução/Via Whatsapp O POVO)

A abertura de um buraco na rua Floro Bartolomeu, no município de Juazeiro do Norte, a 489 quilômetros (km) de Fortaleza, tem preocupado moradores e quem frequenta a rua desde a última sexta-feira, 1°. Com cerca de dois metros de diâmetro, a cratera atrapalha o trânsito e dificulta o acesso a uma escola, colocando em risco a segurança de estudantes, pais e professores.

Toda a faixa da direita em frente a escola é afetada pelo buraco. Na manhã desta segunda-feira, 4, o local ainda estava cercado por tapumes e passava por avaliação da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Segundo informações do repórter Yago Pontes, da rádio O POVO CBN Cariri, técnicos da Cagece ainda trabalham para descobrir qual foi a causa da abertura da cratera. Após análises preliminares, a hipótese é de que o buraco tenha sido gerado por uma ruptura no sistema de drenagem de águas pluviais e na tubulação de saneamento básico.

Além da Cagece, equipes da Ambiental Ceará também foram o local. No entanto, devido às chuvas, ainda não há prazo para a finalização dos serviços.

Com trânsito lento e poucos espaços para a passagem de veículos, os desvios da via estão sendo feitos por meio das esquinas próximas ao ponto onde a cratera está localizada.

Em nota, a Prefeitura de Juazeiro do Norte aponta que a obra foi realizada pela concessionária Tellar/ Augusto Veloso, uma semana antes de fortes chuvas, e teria danificado a rede de drenagem. "Durante o período de chuvas, a tubulação inserida pela empresa interferiu na drenagem existente, resultando na ruptura de três tubos simultaneamente, afetando o fluxo de água, esgoto e drenagem".

Ainda segundo a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte, a Ambiental Ceara, em conjunto com a Tellar Augusto Veloso, estão fazendo a manutenção. "Destaca-se que a equipe da prefeitura não está presente no local, pois não possui responsabilidade pelo ocorrido".