Acúmulo de algas marinhas na praia de Jericoacoara é fenômeno natural

Segundo o secretário de Pesca do município, Danilo Menezes da Silva, o fenômeno ocorre durante todo ano na região, e a própria natureza faz a limpeza dos resíduos. Não há riscos para os banhistas

14:19 | Jul. 14, 2022

Segundo o secretário de Pesca do município, Danilo Menezes da Silva, o fenômeno ocorre durante todo ano na região (foto: Reprodução)

Após vídeos com a praia de Jericoacoara tomada por algas marinhas, a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara divulgou imagens da situação do ponto turístico cearense na manhã dessa quarta-feira, 13. Segundo o secretário de Pesca do município, Danilo Menezes da Silva, o fenômeno natural ocorre durante todo ano na região e não traz riscos aos banhistas.

“É importante frisar que esse acontecimento é algo que temos durante todo o ano em nossa Vila de Jericoacoara. Tendo em vista que ficaram circulando alguns vídeos nas redes sociais, onde alguns visitantes falaram que a alga marinha é lixo. Então, pessoal, para reforçar, a alga marinha não é lixo. É um fenômeno que acontece todos os anos na nossa orla marítima”, explica Danilo em vídeo.

A Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara precisou se manifestar após comerciantes, moradores e turistas reclamarem do acúmulo e odor do material que geralmente é encontrado no fundo do mar.

Nas imagens divulgadas pela gestão municipal, as algas aparecem em menor volume em relação ao dia anterior.

“Hoje, nesta manhã de 13 de julho, acordamos com a praia praticamente limpa. Acreditamos que daqui mais dois dias a própria natureza vai fazer mais um serviço em prol do meio ambiente, liberando toda a alga marinha de volta ao nosso mar”, destaca em vídeo.