Cachorro é arrastado por carro em Itarema; Polícia identifica condutor e resgata o animal

Imagens captadas por um motociclista mostram um veículo modelo Pálio, com placas da cidade de Itarema, arrastando o cachorro por uma corda numa estrada de terra

11:50 | Jun. 15, 2020

Imagem do Instagram do titular da SSPDS, André Costa, que traz o cachorro resgatado (foto: Arquivo Pessoal)

Um vídeo divulgado nas redes sociais no fim de semana mostra um cão amarrado por uma corda a um veículo sendo arrastado por uma estrada de terra. As imagens causaram indignação e foram gravadas pelo condutor de uma moto que seguia atrás do veículo. Por diversas vezes, o cachorro tenta correr para atingir a velocidade do carro e, sem conseguir, é arrastado de um lado para outro. O animal e outro cachorro foram resgatados por agentes da Polícia Civil e da Polícia Militar do município de Itarema, a 210 quilômetros de Fortaleza. Veja o vídeo (cenas fortes): 

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, em sua conta na rede social Instagram, afirma que o responsável por arrastar o cachorro já foi identificado e intimado. Segundo ele, agentes da Polícia Civil da Delegacia de Itarema e da Polícia Militar da cidade foram até a casa do proprietário do veículo e resgataram o cão. “O indivíduo que fez a maldade com o animal não estava no local. Além do cão que aparece no vídeo, um outro que estava na mesma casa também foi resgatado”, escreveu.

Na postagem, o secretário afirma saber que o vídeo chocou muitas pessoas, mas que o animal está bem e sob o cuidado dos próprios policiais. “Agradeço a todos que se preocuparam, denunciaram e me marcaram para chamar a atenção para o fato, assim como agradeço em especial aos policiais civis e militares que, em conjunto, realizaram essa ação de grande empatia pelos animais”, aponta.

Em nota, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Municipal de Itarema, informa que apura uma ocorrência de maus tratos contra um cachorro ocorrido em Itarema, cidade pertencente à Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado. Na ocasião, um homem em um veículo teria arrastado o animal em uma estrada carroçável. Após diligências serem realizadas por equipes de policiais civis e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), o cachorro foi localizado e resgatado na localidade de Patos. Ele se encontra sob os cuidados de uma Organização Não Governamental (ONG). A Polícia Civil ressalta que o suspeito já foi identificado e notificado para prestar esclarecimentos na unidade policial.