PUBLICIDADE
Notícias

Servidores realizam ato público em solenidade com ministro da Educação, Cid Gomes

12:46 | 26/01/2015
NULL
NULL

Durante inauguração do novo campus de Itapipoca na manhã desta segunda-feira, 26, servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) participaram de ato público, reivindicando educação de qualidade e denunciando a precarização nos Institutos Federais.

O ministro da Educação, Cid Gomes, compareceu à solenidade de inauguração, marcada para as 10h, em primeira visita oficial ao Estado após ser empossado.

O ato público dos servidores, iniciado às 9h, “denuncia o descompasso entre a expansão do IFCE, que inaugura mais uma unidade, e as dificuldades de estrutura, pessoal e recursos vivenciadas no cotidiano da instituição”, relata o sindicato dos servidores do IFCE (SindIFCE).

Ao longo de 2014, a instituição teve paralisações em 21 dos 23 campi.

De acordo com o professor Diego Gadelha, integrante da Diretoria Colegiada do SindIFCE, o ato desta segunda-feira, 26, é uma forma de cobrar que a Reitoria se reúna com os servidores para discutir a jornada de trabalho, que passou de 30 horas semanais para 40 horas.

Além de pressionar o ministro Cid Gomes contra o modelo de educação representado pelo seu governo, enquanto cumpriu mandato de governador do Estado.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

Entre outras reivindicações dos funcionários estão o pagamento dos retroativos referentes à gratificação por Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para mais servidores, a garantia de não implementação de ponto eletrônico, o cumprimento da progressão por capacitação dos técnico-administrativos, além de mudança de critérios para avaliação docente, com gestão mais democrática, participativa e transparente nos Institutos.

A assessoria de comunicação do IFCE informou que o reitor Virgílio Araripe se reuniu com 12 servidores da diretoria do sindicato para conversar sobre as reivindicações. Uma nova reunião foi marcada para o dia dois de março. Ainda segundo a Assessoria, o IFCE conta com 2.325 servidores efetivados e 106 substitutos e o ano de 2015 deve fechar com 2.675 servidores efetivados.

O ministro da Educação, Cid Gomes, prometeu se reunir com Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) em Brasília para discutir as pautas nacionais.

Redação O POVO Online

TAGS