Bica do Ipu jorra com chuvas da pré-estação

Apesar das chuvas estarem acima da média, não são suficientes para aumentar o aporte dos recursos hídricos da região

10:58 | Jan. 31, 2018

NULL (foto: )

[FOTO1] 

Imagens da Bica do Ipu jorrando foram compartilhadas nas redes sociais nos últimos dias. O ponto turístico na região da Serra de Ibiapaba está sendo beneficiado pelas chuvas da pré-estação. A cidade de Ipu superou a média histórica do mês de janeiro para as precipitações. Segundo a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), a média é de 111 mm, mas já choveu 270 mm.

A região da Ibiapaba está recebendo fortes chuvas neste fim de janeiro. No último sábado, dia 27, foram registrados em Ipu 64 mm de precipitação. O vídeo compartilhado por WhatsApp de um leitor do O POVO Online mostra que a intensidade das águas da Bica estava muito forte. O homem afirma que “nunca tinha visto desse jeito”.
[VIDEO1]
Ibiapaba tem média histórica de chuvas em janeiro de 108 mm. Até o momento, as precipitações registradas ainda estão sete pontos abaixo, com 101 mm. De acordo com a Companhia de gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), essas chuvas ainda não são suficientes para mudar a situação dos açudes e bacias da região.

Como as chuvas encontram o terreno muito seco, elas servem somente para saturar e preparar o solo para a quadra chuvosa nos meses de fevereiro, março e abril. É preciso mais que chuvas pontuais para haver recarga dos reservatórios. Em Ibiapaba, o aporte hídrico está em 18,7%. Para o próximo trimestre, a Funceme prevê possibilidade de 40% de chuvas acima da média para todo o estado.

 

Redação O POVO Online