Motorista morre preso às ferragens após incêndio de caminhão na BR-116

Segundo o passageiro do veículo, o motorista teria dormido ao volante, o que teria causado o acidente; condutor foi carbonizado junto ao automóvel

13:25 | Nov. 27, 2023

15 acidentes foram causados por motoristas que dormiram ao volante em estradas federais que cortam o Ceará, entre janeiro e outubro deste ano (foto: Divulgação/CBMCE)

Um homem de 58 anos morreu na madrugada do último domingo, 26, após um acidente no km 378 da BR-116, em Icó, município localizado a 361 km de Fortaleza. Na ocasião, um caminhão carregado com mármore pegou fogo após capotar às margens da estrada federal. O passageiro teve ferimentos leves.

Segundo informações divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do caminhão dormiu ao volante enquanto trafegava no sentido interior–capital, o que resultou na perda de controle do veículo e ocasionou o tombamento.

De acordo com o passageiro que trafegava com ele, o motorista ficou preso às ferragens e foi carbonizado junto ao automóvel.

O veículo, de modelo Volvo FH540, também teve perda total; o fogo foi controlado por volta das 4 horas da manhã, quando agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) debelaram as chamas no local.

Segundo dados da PRF, no Ceará, cerca de 1.056 casos de descumprimento ao artigo 230. inc. XXIII (sobre tempo de permanência do condutor ao volante), do Código de Trânsito Brasileiro, foram registrados entre janeiro e outubro deste ano. 

Nessas infrações, 15 acidentes causados por motoristas que dormiram ao volante foram identificados em estradas federais que cortam o Ceará, com cinco feridos e nenhum óbito.

Os números totais de infrações, feridos e mortos são inferiores aos do mesmo período no ano passado, enquanto o de acidentes é maior. Nos dez primeiros meses de 2022, 2.692 irregularidades do tipo foram anotadas, com 13 acidentes, oito feridos e cinco mortes confirmadas.