PUBLICIDADE
Notícias

Rabequeiro Júlio Inácio é assassinado em Graça

No início deste mês, Júlio Inácio foi vítima de latrocínio em sua residência. Outro rabequeiro tradicional do Ceará morreu nesta terça-feira

13:51 | 21/08/2013
NULL
NULL

O rabequeiro cearense Júlio Saraiva de Oliveira, 82 anos, foi assassinado no último dia 4, na localidade de Baixa Seca, em Graça, a 320,3 km de Fortaleza.

Júlio Inácio, como era conhecido, foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) em sua residência, segundo informações da Delegacia Municipal de Graças. Ele morreu com um tiro que atingiu suas costas.

Inácio participou da segunda edição do “Ceará das Rabecas”, evento que resgata os sons da tradição do instrumento. Além da paixão pela rabeca, o cearense reformava e vendia máquinas de costura.

As informações são do professor Gilmar de Carvalho, autor do livro Rabecas do Ceará. O rabequeiro do município cearense Graça integra a pesquisa de Gilmar.

[SAIBAMAIS 2]

"Soube no último dia do III Ceará das Rabecas da morte do Júlio Inácio. Fiquei muito triste. Ele foi assassinado, o que aumenta a ideia de que foi antes do tempo ou de que poderia ainda estar aqui. Era um homem forte, vigoroso, apesar dos mais de oitenta anos. Relembro quando o vi a cavalo e Francisco entregou a rabeca para ele tocar", disse Gilmar de Carvalho.

Rabequeiro Mestre Vino morre em Juá

O Ceará perdeu outro tradicional rabequeiro nesta terça-feira, 20. Silvino Veras D´Ávila, mais conhecido por Mestre Vino, morreu aos 95 anos por problemas cardíacos.

Redação O POVO Online

TAGS