Duas escolas de Cascavel são finalistas do prêmio Respostas para o Amanhã, da Samsung

Dentre 919 inscritos, são dez finalistas, os quais foram anunciados nesta quarta-feira, 28

23:03 | Ago. 28, 2019

Duas escolas de Cascavel estão entre as finalistas (foto: Renata Armelin/Samsung)

Projetos de duas escolas de Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), são finalistas do Prêmio Respostas para o Amanhã (Solve for Tomorrow), da Samsung. Dentre 919 inscritos, são dez finalistas, os quais foram anunciados nesta quarta-feira, 28.

Os projetos cearenses "Agri+: Combatendo a escassez de água e melhorando a agricultura com polímeros sustentáveis", da Escola de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa, e "Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava para aplicações diversas", da Escola de Tempo Integral Marconi Coelho Reis, agora competem com outros oito projetos da seletiva nacional. Cada uma das escolas finalistas já ganhou uma TV Samsung 55” e um notebook da marca.

A próxima etapa será em 30 de setembro, quando os três vencedores nacionais serão anunciados. A equipe melhor classificada será convidada a apresentar o projeto na Etapa regional, em São Paulo, junto com os vencedores dos demais países da América Latina.

Entre 23 a 29 de setembro, as escolas cearenses vão precisar de votos online para superar as concorrentes e conseguirem estar entre as três mais votadas na categoria júri popular.

O prêmio

A iniciativa, que está na sexta edição, já teve 18 mil projetos e 153 mil estudantes inscritos. A proposta é reconhecer projetos de investigação e experimentação científica e tecnológica por estudantes do Ensino Médio público, com a orientação de seus professores, para propor soluções a problemas de suas comunidades.

Números do prêmio em 2019 (Foto: REPRODUÇÃO/SAMSUNG)

Para o prêmio, a Samsung, multinacional de origem sul-coreana, mantém parceria com o Cenpec Educação, organização da sociedade civil sem fins lucrativos voltada à melhoria da qualidade da educação pública.

“Temos finalistas de todas as regiões do Brasil. Isso reforça a diversidade e a preocupação de cada um com o seu território. São projetos que ajudam a solucionar questões de cada comunidade. É a preocupação com quem está a sua volta”, diz Mônica Gardelli Franco, diretora-executiva do Cenpec Educação.

“As equipes dos dez projetos finalistas são desafiadas a apresentar o quanto o conteúdo está articulado com a ciência, tecnologia, engenharia e matemática, em busca de respostas criativas para os problemas identificados em suas comunidades, trazendo inovação e relevância social”, comenta Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Confira os dez projetos semifinalistas da 6ª edição do Prêmio “Respostas para o Amanhã”:

EEM Ronaldo Caminha Barbosa

AGRI+: Combatendo a escassez de água e melhorando a agricultura com polímeros sustentáveis

Cascavel / CE

IFPA – Campus Belém

Construção de banco de filtração de água de rio em 3 estágios fabricado em cerâmica extrativada e carvão ativado oriundo de caroço de açaí

Belém / PA

IEE Guilherme Clemente Koehler

Fabricação de pavimentos intertravados utilizando resíduos da reciclagem de postes de concreto em substituição parcial do agregado miúdo (areia)

Ijuí / RS

Colégio Estadual Dom Veloso

Engenharia sustentável: uso de resíduos na fabricação de tijolos ecológicos

Itumbiara / GO

Escola Estadual Profª Maria das Dores Brasil

Biolarvicida: Senna alata l. no combate as larvas dos mosquitos Aedes aegypti, Culex quinquefasciatus

Boa Vista / RR

EE Angelo Scarabucci

Proteção dos pés para a cabeça: reutilização de resíduos produzidos na indústria calçadista na produção de um capacete sustentável para ciclistas

Franca / SP

EEMTI Marconi Coelho Reis

Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava para aplicações diversas

Cascavel / CE

Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré

Transformação das escamas de peixe em fibras algodonosas com aplicabilidades nas áreas da saúde e industrial, com sustentabilidade.

Manacapuru / AM

IFPI – Campus Teresina Central

Ben Hero: incluindo e reabilitando de forma lúdica!

Teresina / PI

CEDUP Abílio Paulo

Eletrocardiograma de baixo custo baseado na plataforma microcontrolada arduíno

Criciúma / SC