Autor de 50 músicas, Pedim Samburá faz sucesso com "Reggae dos romeiros", em Canindé

14:19 | Out. 04, 2019

MARANHENSE é autor de 50 músicas que considera hinos religiosos (foto: AURELIO ALVES)

Pedro Pereira da Silva não sabia que seria cantor. Um dia, porém, como se atingido por uma revelação, calhou de versejar, e as palavras foram brotando no juízo desse maranhense de 68 anos.

Devoto de São Francisco, Pedim “Samburá”, como é chamado artisticamente, fez rimar Canindé com fé e Maranhão com missão. Nascia assim o “Reggae dos romeiros”, sucesso na praça da Igreja Matriz da cidade cearense.

Tocada ao vivo na tenda que acolhe os fiéis durante a festa em homenagem ao padroeiro nesta sexta-feira, Pedim logo se viu cercado de uma pequena multidão. Arrastando o pé, mulheres usando as vestes marrons típicas acompanhavam a cadência do ritmo criado pelo músico e incluído no último dos seus quatro CDs já gravados.

Embora goste de reggae, gênero comum no seu estado natal, Pedim diz que “não grava música mundana”. A forma que encontrou para superar esse obstáculo foi celebrar São Francisco em praticamente todos os seus trabalhos.

Autor de 51 músicas, que considera hinos religiosos, Pedim conta que a inspiração para a composição surge da fé. “Eu sou muito interessante. Eu faço os meus hinos, não tenho nenhum hino escrito”, fala. “Só tenho gravado e decorado. Está tudo aqui, memorizado, por causa da fé.”

O artista apresenta-se sobretudo nos ônibus que transportam romeiros de cidades do Maranhão para o Ceará. Em Canindé, pode ser visto oferecendo os discos a quem se interessar, mas também cantando ao vivo, de graça, para divertir os visitantes. O custo é R$ 20.

Sobre a qualidade das canções, Pedim brinca: “Se prestar, graças a Deus. Se não prestar, eu assumo de todo meu coração”. Na manhã de hoje, ninguém reclamou.