De autor do crime para interventor: Elmano muda forma de tratar policiais em ações com morte
Governador assinou decreto que troca a definição de "autor do crime" para "interventor" e de "vítima" para "opositor" em intervenções policiais com lesões ou mortes
14:22 | Fev. 06, 2026
O governador Elmano de Freitas (PT) assinou, nesta sexta-feira, 6, decreto que fará com que o policial seja tratado como interventor e não como autor do crime em inquéritos de lesão corporal ou morte em intervenções polciais.
"Em vez de autor do crime, o policial passa a ser colocado como INTERVENTOR, enquanto a outra parte sai de vítima para OPOSITOR, até prova ao contrário. Sempre defenderei a lei, mas não aceito que policiais que arriscam a vida para proteger o cidadão tenham o mesmo tratamento que bandidos, e nem que bandidos tenham o mesmo tratamento que vítimas, em situações que mostrem intervenção policial legítima no enfrentamento ao crime".
LEIA MAIS | Por que no Ceará há mais mortes por intervenção policial no Interior?
Decisão é anunciada horas depois de cinco pessoas serem mortas durante operação policial em Monsenhor Tabosa, na noite dessa quinta-feira, 5.
De acordo com informações policiais apuradas pelo O POVO, os agentes realizavam uma abordagem a suspeitos na região quando teriam sido recebidos à tiros. Houve confronto entre os suspeitos e os policiais, sendo cinco homens mortos após serem atingidos por disparos de arma de fogo.
Os outros quatros suspeitos foram presos e levados à Delegacia Regional de Polícia Civil de Crateús, onde estão sendo realizados os procedimentos cabíveis. Foram ainda apreendidas quatro armas de fogo. As investigações seguem em andamento e a ocorrência ainda não foi finalizada. (Colaborou Mirla Nobre)