Amontada e Itarema terão nova unidade de conservação a partir deste domingo, 21

Foz do Rio Aracatiaçu passará a ser protegida legalmente por decreto que institui reserva de desenvolvimento sustentável

19:23 | Dez. 20, 2025

Por: Alexia Vieira
Vista aérea da comunidade de Moitas, distrito de Amontada, e do rio Aracatiaçu (foto: FCO FONTENELE)

Os municípios de Amontada e Itarema, no Litoral Oeste do Ceará, passarão a contar com uma nova unidade de conservação. A Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Foz do Rio Aracatiaçu será delimitada oficialmente neste domingo, 21, com assinatura do decreto pelo governador Elmano de Freitas (PT).

A unidade de conservação é a primeira do Ceará na categoria de reserva de desenvolvimento sustentável. Esse formato legal permite a utilização racional dos recursos naturais por parte das comunidades tradicionais, mas visam o equilíbrio e a preservação da natureza. Permite ainda pesquisas e visitas.

São 12.553,14 hectares distribuídos em área continental (de terra) e área marinha. Ao todo, o Estado tem 117 unidades de conservação, das quais 39 são estaduais, 12 são federais, 18 são municipais e 48 são privadas.

Conflitos e exploração indevida

A delimitação oficial da UC na foz do Rio Aracatiaçu é uma reivindicação antiga de moradores da comunidade de Barra das Moitas. O local é conhecido pelas belezas turísticas, mas também representa sustento e memória para moradores tradicionais, indígenas e assentados.

O POVO mostrou em reportagens especiais a tensão instalada na região, com construções irregulares tomando o mangue e promessas de usinas eólicas offshore preocupando indígenas tremembés.

LEIA TAMBÉM | A estrada ilegal que ninguém construiu em mangue de Itarema