Ceará sofre gol nos acréscimos e é eliminado da Copa do Nordeste pelo Bahia
O Vovô agora passa a ter o foco totalmente voltado para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro
23:30 | Ago. 20, 2025
Na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), o Ceará acabou derrotado pelo Bahia por 1 a 0, com gol sofrido nos acréscimos do segundo tempo, em duelo único válido pela semifinal da Copa do Nordeste. Com o resultado negativo, o Alvinegro de Porangabuçu se despediu da competição regional e agora passa a ter o foco totalmente voltado para a Série A.
O Vovô não terá muito tempo para lamentar o revés, já que no próximo sábado, 23, volta a entrar em campo para encarar o Grêmio, em Porto Alegre (RS), às 21 horas, pela 21ª rodada do Brasileirão. Na elite nacional, os comandados do técnico Léo Condé ocupam a 10ª posição, com 25 pontos conquistados.
Bahia 1x0 Ceará: o jogo
O primeiro tempo na Arena Fonte Nova foi movimentado, com intensidade, forte marcação e muita correria de ambos os times, mas com poucas chances claras de gol. Taticamente, o duelo se desenrolou conforme o projetado, dentro das características das equipes: o Bahia, com mais posse de bola e postura propositiva, enquanto o Ceará esteve compacto na defesa, com o intuito de explorar os contra-ataques.
Embora o Alvinegro de Porangabuçu tenha se portado bem defensivamente, pecou nos momentos com a bola nos pés. Muitos erros de passe – apenas 73% de aproveitamento nesse quesito – e pouca organização na saída de bola fizeram o Vovô ser praticamente nulo no ataque. Sem conseguir construir jogadas de pé em pé, o time cearense passou a exagerar nos lançamentos, recurso que não trouxe efeito positivo.
Não à toa, os comandados de Léo Condé finalizaram somente uma vez na direção correta do gol defendido por Ronaldo. O Bahia, apoiado por sua torcida, até tentou pressionar em alguns momentos da etapa inicial, mas a boa marcação do Ceará freou o ímpeto. Ademir, pela direita e marcado pelo improvisado Rafael Ramos na lateral-esquerda, foi quem conseguiu gerar alguns lances de perigo.
Após a conversa no vestiário, o Ceará voltou para o segundo tempo com postura totalmente diferente: mais propositivo, mantendo a posse da bola e dominando por completo o Bahia, que ficou desnorteado. Intenso, o Alvinegro passou a incomodar a defesa do Tricolor de Aço, rondando a grande área por mais de dez minutos – mas ainda sem eficiência nas conclusões.
A partir dos 20 minutos, com o natural desgaste, o Ceará recuou as linhas e o contexto do jogo ficou parecido com o do primeiro tempo: o Bahia tinha a posse, e o Vovô, fechado na defesa, buscava transições em velocidade. Ainda assim, o cenário do confronto continuou favorável ao Alvinegro, que permaneceu mais organizado que o Esquadrão.
No fim, apesar de ter controlado as ações, o Ceará não conseguiu balançar as redes e pagou o preço. Nos acréscimos do segundo tempo, em cruzamento, ninguém da defesa cortou, a bola bateu na canela do atacante Tiago e entrou na baliza. Gol do Esquadrão que garantiu a classificação à final.