WhatsApp O POVO: saiba como enviar sua denúncia

Agora, os leitores do O POVO podem entrar em contato com a Redação e enviar denúncias e sugestões de pautas via WhatsApp

19:30 | Jul. 31, 2025

Por: Bárbara Mirele
Imagem de apoio ilustrativo. Agora os leitores do O POVO dispõem de mais um canal oficial para se comunicar com o jornal e enviar sugestões de pautas (foto: Reprodução/Adobe Stock)

Está indo ao trabalho e presenciou um acidente, viu uma cena inusitada no seu bairro ou quer fazer uma denúncia e não sabe para quem enviar? Agora a Redação do O POVO possui um número oficial de WhatsApp que pode ser acionado pelos leitores.

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A população pode entrar em contato por meio do número e enviar sugestões de pautas, denúncias sobre infraestrutura ou qualquer outra temática que considerar relevante.

WhatsApp O POVO: qual a importância do novo canal de comunicação?

“Esse canal é importante para que os leitores possam encaminhar conteúdos aqui pro jornal, como vídeos, fotos e denúncias. O fato é que ele foi feito para facilitar a vida do leitor”, declara o diretor de Jornalismo do O POVO, Erick Guimarães.

Ele conta que os leitores costumam mandar notícias através de outras mídias: “Pelas redes sociais, nosso Instagram, que recebe muita coisa. Mas a gente quer tornar o cenário o mais fácil possível. O WhatsApp é uma ferramenta muito simples”, acrescenta.

Para ele, a importância do novo serviço se dá no fato da proximidade com o leitor.

“Quanto mais fácil for esse contato, melhor, né? Aquele vídeo vai ser checado e confirmado. Nós vamos ligar para as pessoas que estão no entorno para saber, para contar [a situação] e explicar o contexto daquela história. Mas a ideia da gente é essa: facilitar o contato, a conversa e permitir a aproximação desse material", finaliza.

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Já a diretora de jornalismo, Ana Naddaf, esclarece que ampliar os canais de comunicação é essencial para produzir conteúdos mais relevantes.

“Além disso, permite um diálogo direto com a sociedade, ampliando o senso de comunidade que todo meio de comunicação precisa estimular. De tempos em tempos, estudamos recursos e ferramentas para melhorar este contato”, adiciona.

O intuito é ampliar a discussão de temas importantes à comunidade, identificar pautas diferentes, incentivar a denúncia consciente, promover a interação e o feedback ativo do jornalismo que é produzido pelo jornal.

Conheça outras formas de contato

Além do novo serviço via WhatsApp, os leitores também podem entrar em contato com o jornal por meio de outros meios. Confira abaixo:

  • Através do e-mails de todos os jornalistas, divulgados nas matérias no portal online e impresso
  • Pelos comentários abertos nas redes sociais
  • Em matérias e artigos do O POVO+
  • Contato direto com o ombudsman: (85) 98893 9807 (WhatsApp) ou ombudsman@opovodigital.com (e-mail)

Atualmente, O POVO e Folha de S.Paulo são os únicos jornais brasileiros com um profissional encarregado de estabelecer um canal de comunicação direta com os leitores. O cargo atualmente é desempenhado pelo jornalista João Marcelo Sena.