Polícia realiza 36 capturas e apreende 15 armas em megaoperação no Ceará
Ação integrada das forças de segurança atuaram em Fortaleza, RMF e interior para combater organizações criminosas e reduzir índices de violência
22:00 | Jul. 18, 2025
Uma operação policial foi deflagrada entre a noite de quinta-feira, 17, e esta sexta-feira, 18, em diversas regiões do Ceará, resultando em 36 capturas de suspeitos envolvidos em diferentes tipos de crimes e na apreensão de 15 armas de fogo.
A ação, que ainda está em andamento, acontece simultaneamente em Fortaleza, Região Metropolitana e nas regiões Norte e Sul do Estado.
Leia também | Homem é denunciado por estupro de mulher em praça pública no interior do Ceará
Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), a operação mobiliza 1.866 agentes das forças estaduais de segurança pública, incluindo policiais civis, militares e penais.
O início da mobilização foi marcado pela saída das tropas na Praça Dom Hélder Câmara, no bairro Praia do Futuro, em Fortaleza. Na ocasião, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou o empenho do Estado em garantir mais segurança à população.
“Estamos colocando mais de 1.800 policiais a mais nas ruas de Fortaleza e do interior. Nosso compromisso é garantir tranquilidade e proteger cada cearense. Por isso, aumentamos a presença policial em áreas estratégicas”, afirmou o governador.
Prisões e apreensões
Segundo dados da SSPDS, foram realizadas 25 prisões em flagrante e 11 mandados de prisão foram cumpridos. As acusações envolvem crimes como tráfico de drogas, organização criminosa, posse ilegal de arma de fogo, roubo, furto e violência doméstica.
Em uma das ocorrências, policiais civis prenderam, no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, um homem flagrado com drogas, dinheiro em espécie e um telefone celular. Já em Maracanaú, a Polícia Militar recuperou uma motocicleta com restrição de roubo e prendeu dois suspeitos. Durante as ações, também foram retirados de circulação aproximadamente 3,98 quilos de entorpecentes.
Batizada de Operação Integração Saturação Total, a ação tem como principal objetivo intensificar o policiamento em áreas com maior risco de conflito entre grupos criminosos. O secretário da SSPDS, Roberto Sá, destacou a união das forças envolvidas.
“Essa operação representa um esforço coletivo para fortalecer ainda mais o policiamento nos territórios mais sensíveis. As forças de segurança já atuam 24 horas por dia, mas, diante de tensões maiores em determinadas áreas, estamos ampliando ainda mais nossa presença e resposta”, afirmou o secretário.