Ceará: Russas, Amontada e Baturité registram maiores temperaturas deste sábado, 5

As medições ficaram a cargo da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

10:43 | Jul. 06, 2025

Por: Vítor Magalhães
Municípios cearenses registraram temperaturas próximas dos 36°C neste sábado, 5 de julho. (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Os termômetros registraram temperaturas elevadas e variadas em diversos municípios do Ceará, neste sábado, 5. Russas, município distante 167,91 quilômetros de Fortaleza, registrou a maior temperatura do dia, com 36ºC. Outros dois municípios chegaram a temperaturas similares, em Amontada e Baturité a temperatura chegou aos 35,9ºC. Em Fortaleza, o valor máximo registrado foi de 32,7°C, às 13 horas, neste sábado.

Comunicado divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na última sexta-feira, 4, aponta que a previsão do tempo para o fim de semana no Estado é de continuidade do tempo estável, com eventuais chuvas isoladas e de curta duração. Na noite deste sábado, a Funceme sinaliza que o tempo está com céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões do Ceará.

Para este domingo, 6, a previsão do órgão é de aumento na nebulosidade, devido ao transporte de umidade e formação de áreas de instabilidade no leste da Região Nordeste. Segundo a Funceme, o cenário "favorece novas chuvas isoladas, de fraca intensidade, especialmente nas seguintes regiões: litoral cearense, Cariri e Jaguaribana".

Sobre as altas temperaturas, as medições ficaram a cargo da Funceme e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foram divulgadas as maiores temperaturas registradas no Estado; com diversos municípios citados na lista, registrando temperaturas superiores aos 30 graus célsius. Veja abaixo as maiores temperaturas registradas pela Funceme e pelo Inmet.

Maiores Temperaturas [°C] - 05/07/2025

  • Russas (Funceme) - 36°C
  • Amontada (Funceme) - 35.9ºC
  • Baturité - Apa (Funceme) - 35.9ºC
  • Limoeiro Do Norte (Funceme) - 35.4ºC
  • Morada Nova - Fazenda Itaueira (Funceme) - 35.2°C
  • Morada Nova (Inmet) - 34.9°C
  • Ibaretama (Funceme) - 34.8ºC
  • Icapuí - Fazenda Agrícola Famosa (Funceme) - 34.1ºC
  • Tejuçuoca (Funceme) - 34.1ºC
  • Varjota (Funceme) - 34ºC
  • Independência (Funceme) - 34ºC
  • Pacajus (Funceme) - 33.8ºC
  • Alto Santo - Castanhão (Funceme) - 33.8ºC
  • Crateús (Inmet) - 33.7ºC
  • Camocim (Funceme) - 33.6ºC
  • Jaguaribara (Funceme) - 33.4ºC
  • Canindé - Cangati (Funceme) - 33ºC
  • Aiuaba (Funceme) - 32.7ºC
  • Fortaleza - Itaperi (Funceme) - 32.7ºC
  • Viçosa Do Ceará (Funceme) - 32.6ºC
  • Penaforte (Funceme) - 32.5ºC
  • São Gonçalo Do Amarante - Jardim Botânico (Funceme) - 32.5ºC
  • Iguatu (Funceme) - 32.4ºC
  • Quixada (Inmet) - 32.1ºC
  • Quixeramobim - Cuandu (Funceme) - 32.0ºC
  • Itatira (Funceme) - 31.8ºC
  • Fortaleza - Praia Do Futuro (Funceme) - 31.8ºC
  • Piquet Carneiro - Barra Do Serrote (Funceme) - 31.7ºC
  • Missão Velha - Sitio Barreiras (Funceme) - 30.8ºC
  • Piquet Carneiro - Mororó (Funceme) - 30.2ºC
  • Santa Quitéria (Funceme) - 30.2ºC
  • Piquet Carneiro - Ema Dos Marinheiros (Funceme) - 30.1ºC
  • Crato - Sede (Funceme) - 29.9ºC
  • São Benedito - Sítio Ingazeira (Funceme) - 27.9ºC
  • Poranga (Funceme) - 27.6ºC

Os meteorologistas alertaram ainda que, apesar das possíveis chuvas, o calor deve predominar em grande parte do território cearense. No final de semana, os ventos têm previsão de maior intensidade nas regiões de serra, no litoral e Jaguaribana, com rajadas que podem chegar a 40 km/h ou 50 km/h.

A Funceme recomenda atenção a possíveis alterações no tempo e reforça que os dados são atualizados diariamente em seu site oficial.