Defesa Civil reforça trabalhos em municípios cearenses afetados pelas chuvas

Órgão também realiza o monitoramento em pontos onde há possíveis riscos de enchentes e informa que acompanha o nível dos rios

10:07 | Mar. 01, 2024

Além do rio, açudes e barragens de Santa Quitéria também aumentaram os níveis de água com as chuvas (foto: Reprodução/Twitter)

A Defesa Civil do Ceará e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) estão monitorando a precipitação em municípios cearenses e intensificando os trabalhos em cidades afetadas pelo alto volume de chuvas

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Ceará, tenente-coronel Haroldo Gondim, o trabalho de acompanhamento é realizado, principalmente, nos municípios da região Norte e Noroeste do estado.

“Nós estamos com uma equipe em São Luís do Curu, estamos analisando, Itapajé também está passando por uma situação um pouco complicada. Nós seguimos monitorando as cidades que ficam próximas da Bacia do Acaraú. Sobral também tem pontos que estão sofrendo com a chuva. São vários locais do Noroeste e do Norte do estado. A gente segue acompanhando com os técnicos da Defesa Civil que diariamente estão entrando em contato com os coordenadores municipais para levantar os dados para saber o ponto certo e a hora certa da Defesa Civil do Estado ir ao local”, explicou.

O coordenador também afirmou que o órgão monitora o nível do rio Acaraú devido ao aporte hídrico. A possibilidade de fazer visitas nas proximidades é avaliada.

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros seguem atuando nos locais mais atingidos pela cheia do rio Jacurutu, que transbordou e causou alagamentos em pontos da cidade de Santa Quitéria após fortes chuvas registradas nessa terça-feira, 27.

De acordo com boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu 130 milímetros (mm) no posto Santa Quitéria, entre as 7 horas da segunda-feira, 26, e as 7 horas da terça. No último dia 20, a cidade chegou a registrar a maior chuva do dia no Ceará, com 120 mm de precipitação.

Mais de 100 famílias foram afetadas pela cheia do rio, e a prefeitura do município informou que um trabalho conjunto está sendo feito para prestar assistência à população.