Operação Alcateia: 143 pessoas envolvidas em crime no CE são presas

Ofensiva, que está em sua quarta etapa, busca cumprir mandados em abertos e prender envolvidos em crimes registrados no Ceará

20:02 | Out. 18, 2022

Por: Gabriela Almeida
Foto de apoio ilustrativo. PC-CE prendeu mais de 400 pessoas na operação (foto: Divulgação Polícia Civil)

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) prendeu 143 pessoas ao longo da última semana, durante a quarta fase da Operação Alcateia –, que busca cumprir mandados em abertos e prender envolvidos em crimes registrados no Ceará. Informações são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

De acordo com órgão, a nova etapa da operação ocorreu entre os dias 10 a 16 deste mês. Na ocasião, 142 pessoas foram presas na Unidade Federativa e uma foi presa no estado de Pernambuco. Ao todo, foram cumpridos 102 mandados de prisão preventiva e temporária e realizadas 41 prisões em flagrante. 

A ofensiva foi realizada em diversos municípios cearenses, cujo nomes não foram divulgados pelo órgão, e na cidade pernambucana de Itapissuma, onde ocorreu a prisão de um suspeito por homicídio.

Foram alvos da operação pessoas envolvidas em crimes como: homicídio, estupro, tráfico e associação para o tráfico de drogas, integrar organização criminosa, ameaça, roubo, violência doméstica, lesão corporal, furto e crime contra administração pública.

Em entrevista publicada no site do órgão de segurança, Sérgio Pereira, delegado geral da PC-CE, frisou que a operação permite "um acréscimo qualitativo nas capturas". Isso porque os alvos da ofensiva geralmente "não são soltos em audiências de custódia, por estarem sendo presos por decisão judicial".

Operação já capturou mais de 400 pessoas

No total, a operação já realizou a prisão de 421 pessoas envolvidas em crimes no Ceará. A primeira fase aconteceu entre os dias 2 e 4 de setembro último e resultou na captura de 41 indivíduos. Em cerca de uma semana depois, entre os dias 9 a 11 daquele mês, a segunda etapa resultou em mais 42 prisões.

Houve ainda uma ação da Polícia Civil, realizada no dia 13 de setembro, que capturou 54 alvos. Na terceira fase, entre os dias 19 e 25 do mesmo mês, 141 suspeitos foram localizados e presos.

A quarta etapa da operação foi a que resultou em um maior número de prisões. De acordo com a SSPDS, "a PC-CE segue com diligências com a finalidade de localizar e prender homens e mulheres com ordens judiciais em aberto".