Carro bate em tubulação e causa vazamento em adutora na Serra da Ibiapaba

O abastecimento deve ser normalizado até as 15h desta segunda-feira, 13.

14:31 | Jun. 13, 2022

Tubulação foi atingida por carro. Abastecimento foi suspenso em sete cidades da região da Serra da Ibiapaba (foto: Reprodução/Redes sociais )

Um carro bateu em uma tubulação da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) localizada no sistema Jaburu, em Caruataí, zona rural de Tianguá, na Serra de Ibiapaba. A colisão foi responsável, segundo a companhia, por um vazamento de grande complexidade. O acidente aconteceu nesse domingo, 12.

Para reparar o dano, o abastecimento de água precisou ser suspenso em sete cidades da região: Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal e Guaraciaba do Norte.

De acordo com a Cagece, a normalização ocorrerá até as 15h desta segunda-feira, 13. “Nas áreas elevadas ou mais distantes da estação de tratamento de água, devido à pressão, o equilíbrio total do sistema pode ocorrer em até 72 horas após o término dos serviços”, afirmou a companhia em nota.

Em vídeos feitos no local, é possível ver um forte jato de água saindo de um ponto ao lado de uma estrada. Segundo a Cagece, o vazamento não está mais com a mesma intensidade vista nas imagens.

Veja a nota da Cagece na íntegra:

"A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que equipes técnicas estão retirando o vazamento no sistema Jaburu, na Serra de Ibiapaba, a fim de normalizar a rede de água da região. Em decorrência da complexidade do vazamento, o abastecimento de água foi suspenso nos municípios de Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal e Guaraciaba do Norte. A normalização ocorrerá até as 15h, desta segunda-feira (13).

Nas áreas elevadas ou mais distantes da estação de tratamento de água, devido à pressão, o equilíbrio total do sistema pode ocorrer em até 72h, após o término dos serviços.

A Cagece informa, ainda, que o vazamento ocorreu por ação de terceiros, devido a uma intervenção externa nos equipamentos da companhia. A orientação aos clientes é que sempre que houver indícios de extravasamentos ou danos na rede, se entre em contato com a empresa pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento (0800.275.0195), o aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, a assistente virtual da companhia, que atende pelo site www.cagece.com.br."