Chove em pelo menos 130 municípios; Fortaleza tem maior acumulado do ano

Durante o fim de semana, choveu em todas as macrorregiões cearenses

12:30 | Mar. 28, 2022

Inmet alerta que, caso as fortes chuvas sejam registradas, há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos de árvores e até incidência de raios (foto: Thais Mesquita)

Choveu em cerca de 130 municípios do Ceará no intervalo entre as 7 horas de domingo, 27, e as 7 horas desta segunda-feira, 28. As precipitações chegaram a todas as macrorregiões, em conformidade com a previsão do tempo indicada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Fortaleza e Itapipoca registraram os maiores volumes de chuva, ambas com 88.4 mm. Na Capital, onde choveu 88,4mm, o índice foi o maior acumulado do ano. A previsão do tempo para esta segunda, 28, terça, 29, e quarta, 30, ainda é de chuvas em todas as regiões cearenses, com destaque para a faixa litorânea, Ibiapaba e Maciço de Baturité.

Na parte litorânea, as chuvas deverão ocorrer, principalmente, durante a madrugada e no início da manhã. Na Ibiapaba, durante a tarde e à noite; e no sul do Estado (Cariri e sul do Sertão Central), no período da noite e de madrugada.

As chuvas são causadas pela proximidade da zona de convergência intertropical.

Veja a lista de municípios que acumularam os maiores volumes de chuvas:

–Fortaleza (Posto: ÁGUA FRIA): 88,4 mm
–Itapipoca (Posto: PRAIA DA BALEIA): 88,4mm
–Santana do Acaraú (Posto: AÇUDE SÃO VICENTE): 82,8 mm
–Fortaleza (Posto: PICI): 76,6 mm
–Cascavel (Posto: CASCAVEL): 75 mm
–Iguatu (Posto: IGUATU): 72 mm
–Mulungu (Posto: MULUNGU): 67 mm
–Fortaleza (Posto: CASTELÃO): 59,6 mm
–Tauá (Posto: VERA CRUZ): 54,8 mm
–Palmácia (Posto: PALMACIA): 52,2 mm

Os dados são preliminares e atualizados ao longo do dia, mas sempre referentes ao período entre ontem e hoje. Para conferir, basta acessar funceme.br/calendario.