Operação policial nacional contra roubo de celulares cumpre 132 mandados de prisão no Ceará

A Polícia Civil do Ceará empregou um efetivo de 402 policiais e 120 viaturas para o cumprimento dos 132 mandados de prisão, que são resultados das investigações das respectivas delegacias do Estado

09:31 | Nov. 17, 2021

Ações são amparadas pelas Polícias Civil e Militar (foto: divulgação/Polícia Civil )

Mais de 400 policiais, em 120 viaturas, cumprem 132 mandados de prisão em operação nacional de  repressão a crimes contra o patrimônio, principalmente a subtração de aparelhos celulares. Nas 27 unidades federativas, a operação Voleur, deflagrada nesta quarta-feira, 17, são mais de mil mandados de prisão em cumprimento, além de 196 de busca e apreensão. 

As ações no Ceará são resultado das investigações das respectivas delegacias do Estado. O Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONPC) é responsável pela coordenação da operação e integra ações desencadeadas em todos os estados para reprimir os casos de roubo, furto e receptação.

O delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso e vice-presidente do CONCPC, Mário Dermeval Aravéchia de Resende, afirma que a ação representa um esforço investigativo das polícias judiciárias estaduais na repressão dos crimes que impactam na sensação de segurança da população, como os roubos e furtos.

“O Conselho dos Chefes de Polícia, por meio do Comitê Permanente de Análise e Repressão a crimes contra o patrimônio traçou essa operação com todos os estados para fazer frente a esses delitos e prestar contas sobre a repressão qualificada e resultados das investigações desenvolvidas pela Polícia Civil”, observa o delegado, que coordena a Operação Voleur

Já a delegada Nadine Farias Anflor, presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia, relata que a ação mostra o compromissão de fazer frente aos crimes que causam insegurança, especialmente os hediondos.

 O balanço final com os resultados da Operação Voleur será divulgado no final da tarde desta quarta-feira, 17. O nome Voleur é uma referência a quem pratica crimes contra o patrimônio, roubando ou furtando para si o que não lhe pertence

 De acordo com o Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Píblica do Ceará (Supesp-ce), a estatística das ocorrências de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) chegou a 40.418 entre os meses de janeiro a outubro de 2021. Em janeiro o número foi de 4.771, seguido por uma diminuição em fevereiro, de 4.292. Em março também houve queda para 3.663, mas em abril um pequeno aumento de 3.708. Em maio o número subiu novamente para 4.108. Em junho houve queda para 3.897 e julho subiu para 4.008. Agosto foram 4.086 e setembro 3.897. O último mês contabilizado, em outubro, contabilizou 3.994.