Quixeramobim e Potiretama estão em situação de emergência devido à estiagem

O reconhecimento permite que os municípios solicitem recursos ao órgão para amparar a população e reconstruir possíveis infraestruturas danificadas em desastres. Outras dez cidades brasileiras estão na mesma situação

23:21 | Out. 01, 2021

Recursos enviados pelo Governo Federal serão destinados ao amparo da população afetada (foto: JULIO CAESAR)

A Defesa Civil Nacional declarou situação de emergência dos municípios de Quixeramobim e Potiretama , localizados na região do Sertão Central e do Jaguaribe, respectivamente, devido à estiagem. A decisão foi oficializada nesta sexta-feira, 1º, em publicação no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), ao todo, 10 cidades brasileiras, nas regiões de Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país, passam por complicações decorrentes de desastres naturais. O reconhecimento permite que os municípios solicitem recursos ao órgão para amparar a população e reconstruir possíveis infraestruturas danificadas em desastres.

No Nordeste, a estiagem também afeta quatro cidades na Bahia, além de uma em Sergipe. A mesma situação climática afeta uma cidade no Paraná. No Rio Grande do Norte um município é prejudicado pela seca, quando a ausência de chuvas ocorre por um período ainda mais prolongado do que a estiagem. Já no Mato Grosso, uma cidade apresenta status de emergência devido aos incêndios florestais, comuns nesta época do ano.

Confira as cidades reconhecidas em situação crítica pelo Governo Federal:

Quixeramobim (CE)
Potiretama (CE)
Pintadas (BA)
Santa Maria da Vitória(BA)
Barrocas(BA)
Nordestina(BA)
Frei Paulo (SE)
Araruna (PR)
Lucrécia (RN)
Cáceres (MT)

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui