Julho Amarelo: Escola de Saúde Pública do Ceará realiza live sobre conscientização de hepatites virais

Com o intuito de conscientizar sobre os tipos de hepatites virais, a vacina e as formas de combate no Estado, a Escola de Saúde Pública do Ceará realizará uma live em celebração ao Julho Amarelo, mês de combate e conscientização da doença. Confira a programação

18:00 | Jul. 02, 2021

A campanha Julho Amarelo foi instituída no Brasil pela lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Com o objetivo de conscientizar sobre os tipos da doença, bem como a vacinação e as formas de tratamento no Estado, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realizará uma live com o tema “Julho Amarelo e o Combate às Hepatites Virais” por meio do Instagram da instituição, na próxima terça-feira, 6, das 19 às 20 horas.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, trata-se de inflamações causadas por vírus classificados pelas letras A, B, C, D (Delta) e E.

LEIA MAIS | InfoGripe: novos casos semanais de SRAG ainda preocupam

Óbitos por covid-19 apresentam queda no país

O evento virtual planeja tratar da importância de dedicar um mês inteiro para a conscientização da doença, de quem pode tomar a vacina contra a hepatite, além das formas de combate no Ceará. A apresentação será de Luciana Lopes, supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE. Ainda, a programação será aberta para participação dos espectadores por meio de perguntas feitas nos comentários.

Os convidados serão José Milton de Castro Lima, professor titular de Hepatologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do Ambulatório de Hepatites do HUWC-UFC, e Elodie Bomfim Hyppolito, professora assistente da Universidade de Fortaleza (Unifor), coordenadora do Ambulatório de Hepatites do Hospital São José e Hepatologista do Serviço de Transplante de Fígado do HUWC-UFC.