Youtuber passa noite em navio encalhado na costa de Fortaleza

A última postagem feita pelo influencer foi às quatro da manhã. Até as 8h30min, Diego Nicodemos tinha em sua rede social 90,2 mil seguidores.

09:34 | Jun. 05, 2021

Youtuber Diego Nicodemos. (foto: Reprodução/Instagram)

O youtuber Diego Nicodemos, de 28 anos, chegou na tarde de sexta-feira, 5, aos destroços do Mara Hope, o navio petroleiro encalhado na costa de Fortaleza, e passou toda a madrugada deste sábado, 5, no que ainda resta da embarcação. O youtuber publicou toda a ação, desde a sua chegada de jangada, em seus stories do Instagram.

Inicialmente, Diego estava acompanhando de um homem que conhecia o interior do local, bastante corroído pela maresia e pelo tempo do encalhe - acontecido em 1985. Antes do final da tarde, ele já estava sozinho no Mara Hope. A última postagem feita pelo influencer foi às quatro da manhã. Até às 8h30min o youtuber tinha em sua rede social 90,2 mil seguidores.

Antes de chegar ao Mara Hope, Diego esteve na Ponte dos Ingleses, até então interditada para reforma. Ele prosseguiu no seu desafio e chegou até o navio. Para isso, o youtuber contou com a ajuda de um conhecido, que o levou de jangada até o local.

O jovem narrou que estava com pouca bateria no celular. Nas redes sociais, alguns internautas indagaram sobre a preocupação de Diego ter ou não tomado a vacina antitetânica, por causa da estrutura enferrujada do navio e o risco de infecção.

"Não tem como fazer muita coisa aqui dentro. Segurança? Zero. Claro, né?! Se o navio está abandonado não é para ninguém entrar aqui dentro. Eu estou aqui de teimoso", contou Diego, em uma de suas postagens.

Usuários das redes sociais lançaram dúvidas sobre a presença nesta madrugada do youtuber no Mara Hope. O questionamento surgiu quando, em seu story, Diego disse que estava com pouca bateria, e, mesmo assim, conseguiu fazer edições de vídeos e tornar a conta fechada para aceitar os seguidores individualmente.

Caso mobilizou SSPDS e Capitania

Em nota divulgada no início da tarde deste sábado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou que chegou a mobilizar equipes de salvamento do Corpo de Bombeiros para realizar buscas ao youtuber no interior do Mara Hope. O temor era de possível acidente, diante das condições da estrutura do navio. A Capitania dos Portos também teria destacado um grupo para ir ao local. Ambas em vão. Numa ligação para o telefone de um parente, o próprio Diego Nicodemos confirmou que havia deixado o local após as postagens.

Leia a íntegra da nota da SSPDS

"A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) mobilizou equipes de salvamento, desde as primeiras horas deste sábado (5), para realizar buscas a um digital influencer de 28 anos, que estava na estrutura do navio Mara Hope, encalhado na Praia Formosa, no bairro Praia de Iracema, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) da Capital.

O acionamento das equipes foi feito na manhã de hoje, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Os mergulhadores realizaram trabalho para localizar o rapaz no interior da embarcação, mas ninguém foi encontrado no local. Equipes da Capitania dos Portos também estiveram no local. Ainda na manhã de hoje, a Ciops fez contato com o número de telefone de um parente do homem. O próprio digital influencer atendeu a ligação e confirmou que havia saído do local".

Mara Hope

O Mara Hope era um petroleiro que encalhou na orla da Capital em março de 1985, em frente ao hotel Marina Park. Dois anos antes, o mesmo navio havia sofrido um incêndio em suas instalações em um porto do Texas, nos Estados Unidos, e teria sido rebocado até o Ceará para reparos, mas acabou se desgarrando do rebocador na costa de Fortaleza - após o rompimento dos cabos que o puxavam. Ele media 150 metros de comprimento e teve a maior parte de sua estrutura vendida como sucata para aproveitamento das chapas de ferro. Abaixo da superfície, tornou-se um grande viveiro de espécies marinhas.