Domingo tem cenário favorável para chuvas, segundo a Funceme

Segundo a Funceme, a razão para as precipitações são está relacionada à aproximação da confluência dos ventos alísios à costa noroeste do Estado

09:05 | Fev. 21, 2021

FORTALEZA, CE, BRASIL, 17-02-2017: Tempo nublado, local: papicu proximo ao Shopping Rio Mar. (Aurelio Alves/ESPECIAL O POVO) (foto: Aurelio Alves)

O Ceará tem cenário favorável para chuvas neste domingo, 21. Os principais acumulados deverão ocorrer à tarde, concentrados entre o Litoral Norte e Ibiapaba. Para as outras macrorregiões, há possibilidade de chuva, mas em condições para registros pouco abrangentes e pontuais. A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de nebulosidade variável sob todo o território cearense ao longo do dia. 

Para Fortaleza e Região Metropolitana, há chance para acumulados de chuvas pouco expressivos até o fim da manhã. Já à tarde, o céu deverá ficar mais claro.

Segunda, 22, e terça-feira, 23, as chuvas esperadas para o Litoral de Fortaleza e no Maciço de Baturité devem ocorrer entre a madrugada e a manhã.

LEIA MAIS| Funceme prevê aumento gradual das chuvas entre sábado e domingo no Ceará

O cenário de chuvas se dá pela aproximação de áreas de instabilidade vindas do Oceano Atlântico. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações neste período, encontra-se mais afastada da costa Norte do Ceará. Ainda segundo a Funceme, isso acontece por conta da aproximação da confluência dos ventos alísios à costa Noroeste do Estado. Outra razão apontada pelo órgão é a possível formação de áreas de instabilidade vindas do Leste do Nordeste brasileiro.

Chuvas entre sábado e domingo

 

No intervalo entre as 7 horas deste sábado, 20, e as 7 horas deste domingo, 21, a Funceme registrou chuvas em 47 municípios. Os maiores acumulados deste intervalo de 24 horas foram em Granja, com chuvas de 50 milímetros; Ipu, 47 mm; Pacujá, 42 mm; São Gonçalo do Amarante, 38 mm e Reriutaba, com 38 mm.

Em Fortaleza, a maior chuva foi de 25 milímetros, no posto Messejana. Os dados são preliminares e atualizados ao longo do dia.

As condições do tempo para os próximos dias seguem sendo observadas.