Seis Upas em Fortaleza participam de projeto para otimizar atendimentos na urgência e emergência

Projeto Lean nas Emergências visa otimizar fluxos e melhorar o atendimento de urgência e emergência à população

12:32 | Dez. 23, 2020

UPAS recebem quase o dobro de pacientes em relação a 2020 (foto: Fabio Lima)

Em Fortaleza, seis Unidades de Pronto Atendimento (Upas), administradas pelo governo estadual, estão participando do projeto Lean nas Emergências, metodologia responsável por otimizar fluxos e melhorar o atendimento de urgência e emergência à população. Quatro hospitais do Estado também estão inseridos na iniciativa.

O projeto busca diminuir o tempo de espera por atendimento em todas as Upas, segundo Ivan Coelho, secretário de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). As seis unidades do Governo do Ceará estão localizadas no seguintes bairros: Praia do Futuro, Messejana, Autran Nunes, Conjunto Ceará, Canindezinho e José Walter.

Até o momento, 93 profissionais das seis unidades na Capital cearense já foram capacitados. O primeiro ciclo do Lean nas Upas tem como objetivo reestruturar o fluxo de atendimento a pacientes das unidades sob a ótica da humanização.

O Lean nas Emergências integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, e é realizado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. 

Em visita às seis Upas da Capital, representantes do Ministério da Saúde, do Sírio Libanês e da Universidade Federal Fluminense (UFF) discutiram estratégias em parceria com os gestores das unidades para otimizar o tempo de resposta dos atendimentos e planejar a rotina de trabalho com foco no serviço humanizado.

“O Lean é uma jornada, é uma mudança de cultura. Precisamos adquirir maturidade cada vez maior e eu vejo nas UPAs o aumento da qualidade, da segurança. Estamos crescendo. Fortaleza é proativa”, pontua Robisom Calado, professor da UFF e um dos articuladores do projeto.

Iniciativa nacional

 

No total, 50 Upas em todo o País participam do Lean. Em cada unidade selecionada para participar do projeto, há um grupo designado para acompanhar o planejamento traçado. 

Rafael Agostinho, coordenador geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, detalha que o planejamento reduziu em 39,5% a espera dos pacientes em 43 unidades das 50 unidades do projeto e a metodologia beneficiou 13 milhões usuários dos Sistema Único de Saúde (SUS). 

Lean nos hospitais

 


No Ceará, também participam do Lean o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Hospital Regional do Cariri (HRC). 

LEIA TAMBÉM | Hospital de Messejana está há 27 dias sem pacientes nos corredores da emergência