Professores da rede particular serão testados onde trabalham; Governo fornecerá materiais de teste

A Secretaria da Saúde desmarcou os exames dos professores do ensino público que estavam previstos para começar na segunda-feira, 31, e informa que fornecerá os materiais para testes nas instituições privadas

20:29 | Ago. 29, 2020

Os profissionais do ensino infantil da rede particular de educação em Fortaleza e Região Metropolitana deverão ser testados para Covid-19 nos próprios colégios onde trabalham. As aulas presenciais no Ceará têm previsão para retomada no dia 1º de setembro, próxima terça-feira. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) informa que irá fornecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o material necessário para a realização dos exames nas instituições privadas.

Conforme a Sesa, cada escola terá um representante encarregado de fazer os testes. O exame a ser feito é o molecular, chamado de RT-PCR, também conhecido como o do cotonete no nariz.

De acordo com o anúncio feito na sexta-feira, 28, pelo governador Camilo Santana (PT) e pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PT), os estabelecimentos devem se preparar para atuar com, no máximo, 30% da capacidade. No anúncio da decisão, os pais terão a opção de escolher se querem enviar os filhos para as aulas presenciais ou manter o formato a distância até o fim do ano.

Rede pública

os exames dos trabalhadores da rede pública, que ocorreriam a partir de segunda-feira, 31, nos serviços de testagem na da Praça do Ferreira, no Drive-Thru no RioMar Kennedy e nos Núcleos de Saúde nos Vapt Vupt de Messejana e Antônio Bezerra, conforme informados pela Sesa, foram desmarcados.

Nestes locais, bem como no drive-thru do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o atendimento continuará sendo para a população geral e não exclusivo dos profissionais da educação, como estava previsto.