Policial deprecia mulheres militares em áudio, gera ações de repúdio no Ceará e inquérito é aberto

A conversa do WhatsApp gerou o repúdio da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Diversas militares estaduais, oficiais e praças se manifestaram sobre o caso nesta quinta-feira, 16

18:05 | Jul. 16, 2020

Curso Tático Policial Feminino (foto: Divulgação/ SSPDS)

Atualizada às 21h50min

Um áudio de um policial militar (PM) do sexo masculino depreciando militares femininas vazou nas redes sociais e gerou ações de repúdio por parte da corporação e dos órgãos de segurança do Ceará. Além disso, diversas militares estaduais, oficiais e praças se manifestaram sobre o caso nesta quinta-feira, 16. Um inquérito policial militar (IPM) foi aberto pelo comando da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) também lançou nota afirmando que repudia e que tomará providências sobre o caso.

No áudio obtido pelo O POVO, o agente de segurança afirma que o trabalho das pefens, como são chamadas as policiais femininas, devia ser restrito a ficar no quartel para "tirar o estresse" dos PMs. Na mesma conversa de teor machista, no grupo de WhatsApp, outro agente de segurança responde em apoio. O policial chega a afirmar que a "ideia" devia chegar no Comando Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), por meio de sua assessoria de comunicação, afirmou que não divulga nomes de pessoas que são "alvos de procedimento". O POVO pediu uma explicação mais detalhada sobre esse procedimento do órgão e aguarda retorno.

A conversa gerou o repúdio da Corporação. Em nota, a PMCE afirmou que rechaça, veemente, os comentários preconceituosos sobre a atuação da mulher policial na Corporação. Conforme a publicação oficial, o comentário foi feito por um integrante da PMCE em um aplicativo de conversas na noite da última quarta-feira, 15.

De acordo com a nota, o fato tomou repercussão nacional. A corporação reafirmou que todas as mulheres que compõem os quadros da Polícia Militar do Ceará merecem respeito. E ressaltou que são dedicadas nos atos de servir e proteger a sociedade cearense, seja nas ruas, dirigindo viaturas, comandando unidades operacionais, no serviço administrativo ou em quaisquer missões que a elas estejam designadas.

Durante a quinta-feira, 16, páginas nas redes sociais referentes a batalhões publicaram fotografias de mulheres policiais em repúdio ao comentário. Oficiais e praças também utilizaram seus perfis pessoais para dar apoio as militares.

A CGD informou, por meio de nota, que adotou as providências iniciais necessárias à apuração na seara administrativa disciplinar.

Confira abaixo nota na íntegra da PMCE:

A Polícia Militar do Ceará rechaça, veementemente, os comentários preconceituosos sobre a atuação da mulher policial na Corporação, proferidos por um de seus integrantes em aplicativo de conversas na noite de ontem, 15.

O fato tomou repercussão nacional e todas as mulheres que compõem os quadros da Polícia Militar Ceará merecem respeito, são todas profissionais dedicadas ao mister de servir e proteger a sociedade cearense, seja nas ruas, dirigindo viaturas, comandando unidades operacionais, no serviço administrativo ou em quaisquer missões que a elas sejam designadas.

O Comando Geral da Corporação nunca admitiu e jamais admitirá fatos que maculem a imagem da mulher policial militar.

Assessoria de Comunicação da PMCE

Confira abaixo nota na íntegra da SSPDS:

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) repudia veementemente o conteúdo dos áudios divulgados, em um aplicativo de mensagens instantâneas, em que um policial da Polícia Militar do Ceará (PMCE) deprecia, com falas machistas, a função exercida pelas policiais militares femininas que compõem a corporação cearense. A SSPDS abomina qualquer conduta patriarcal, que pregue o desrespeito à mulher, colocando-a como uma figura inferior ao gênero masculino, seja em qual for o âmbito da sociedade. A Secretaria ressalta e reconhece o papel fundamental de todas as policiais militares femininas (PFEMs), assim como das bombeiras militares, policiais civis e servidoras da Perícia Forense, para a manutenção e fortalecimento da Segurança Pública do Ceará. Por último, a pasta destaca que o policial militar autor da mensagem foi identificado, os áudios estão sendo devidamente apurados e todas as medidas administrativas adotadas. O envolvimento de outros policiais militares está sendo investigado. Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto pelo Comando da PMCE, que também repudia o conteúdo dos áudios e o comportamento do servidor.

Primeira militar no comando de companhia do BPChoque

Há uma semana, a PMCE anunciou que, pela primeira vez, o Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) terá como comandante de uma companhia uma policial militar feminina. A 1ª tenente Maria Aparecida de Freitas Moraes é respeitada e admirada pelos subordinados. Ela foi lotada na 2ª Companhia do 4º BPM, no Batalhão de Policiamento de Eventos e na 3ª Companhia do 2º BPChoque.

Única mulher a concluir o curso do Cotar

Já a policial Militar Laurice Sinara Maia é a primeira, e até o momento,  a única a concluir o curso do Comando Tático Rural (Cotar). Conhecido como um dos cursos mais difíceis entre os dos militares estaduais do Ceará. Maia passou por todas as etapas do curso.

Primeira mulher a ocupar cargo de coordenadora da Força Nacional é cearense

Em matéria sobre o Dia da Mulher, em março de 2020, O POVO falou do trabalho de Keydna Alves Lima Carneiro, 43 anos, destes, 26 dedicados a carreira de policial militar (PM). Cearense, natural de Fortaleza, a tenente-coronel foi a primeira oficial no Brasil a ocupar o cargo de Coordenadora-geral de Administração da Força Nacional (FN).