Projeto com apoio do Sinpol contempla 70 crianças de periferia com aulas gratuitas de natação
As aulas ocorrem no clube do Sinpol, localizado na Barra do Ceará, com 27 alunos pela manhã, às 8h, e 23 pela tarde, às 15h
23:53 | Mar. 10, 2020
O Projeto Educa Natação, parceria entre Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpol-CE) e a Crieatividade Gestão Esportiva, iniciou duas novas turmas na última quinta-feira, 5, contemplando 50 crianças e adolescentes do bairro Barrado Ceará. O número soma às outras 20 que já estavam no projeto, totalizando 70 jovens entre 7 e 14 anos.
As aulas ocorrem no clube do Sinpol, localizado na Barra do Ceará, com 27 alunos pela manhã, às 8h, e 23 pela tarde, às 15h. Além disso, outras 19 crianças estão na lista de espera, para quando surgirem novas vagas.
"Um dos pilares do Sinpol é contribuir para a aproximação entre a Polícia Civil e a sociedade, e acredito que com o Educa Natação alcançamos esse objetivo. Esperamos usar o esporte cada vez mais na inclusão social de crianças, jovens e adultos”, diz Tony Brito, presidente do Sinpol.
O projeto busca promover mudanças por meio do esporte, envolvendo famílias, atores da comunidade e parceiros, como o Sinpol. "A gente envolve várias pessoas que possam nos ajudar nesse fomento da educação por meio do esporte", declara Camila Flor de Liz, diretora do Educa Natação e especialista em empreendedorismo e gestão de esporte, ao O POVO.
Por meio da prática da natação o projeto faz com que as crianças e os adolescentes tenham outras vivências além da sala de aula. Por ter esse caráter, alguns veem o Crieatividade Gestão Esportiva como uma ONG, quando na verdade é uma empresa. Camila, como gestora, se define como uma empreendedora social.
“Eu acredito que o meu papel é despertar nas pessoas o potencial que elas têm. E na verdade não são só 70 crianças [no Educa Natação], são 70 famílias dentro de um contexto de vulnerabilidade social e econômica muita grande, onde a violência é muito grande e essas crianças estão expostas”, afirma.