Unilab é a 2ª melhor universidade do Ceará, aponta indicador do MEC

Conforme o Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que avalia a qualidade de instituições de ensino no País, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) é também a 10ª melhor do Norte/Nordeste

15:51 | Jan. 07, 2020

Professores cobram exigência do passaporte de vacinação na Unilab em ofício encaminhado à reitoria. Foto de apoio ilustrativo: fachada da Unilab (foto: divulgação)

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) figura como a segunda melhor universidade do Ceará no Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade das instituições de ensino no País. O indicador do Ministério da Educação (MEC) também aponta que a Unilab se encontra na 10ª posição dentre as universidades do Norte/Nordeste.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) é a única universidade do Estado à frente da Unilab na classificação estadual. Conforme o pró-reitor de Graduação, Edson Holanda, “a (boa) colocação da Unilab repercute o sucesso do processo de consolidação e institucionalização de uma jovem universidade, que articula projetos de integração regional e internacional nos estados do Ceará e Bahia e ao mesmo tempo valoriza a excelência na qualidade do ensino, pesquisa e extensão”.

Confira abaixo a lista das dez melhores universidade do Norte e Nordeste, segundo o IGC

Universidade Federal do Ceará (UFC), CE

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), PE

Universidade Federal da Bahia (UFBA), BA

Universidade Federal do Maranhão (UFMA), MA

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), RN

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), PE

Universidade Federal da Paraíba (UFPB), PB

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), BA

Universidade Federal do Pará (UFPA), PA

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), CE

Para a composição do IGC são utilizadas as médias dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs) do último triênio do Enade (2016, 2017 e 2018), relativos aos cursos avaliados da instituição; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal disponível; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.