Em meio a surto nacional de sarampo, secretaria alerta para vacinação no Ceará

As vacinas podem ser tomadas em todos os postos de saúde no Estado

15:00 | Ago. 16, 2019

(foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

A Secretária da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Imunizações, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, uma nota técnica com orientações aos profissionais de saúde para identificar e combater antecipadamente possíveis casos de sarampo no Estado.

De acordo com o órgão, desde 2015 até agosto deste ano, o estado do Ceará não apresentou nenhuma confirmação de casos da doença e, em 2016, foi declarado livre do sarampo. No site é possível conferir a nota completa sobre o estudo técnico sobre o sarampo realizado pelo Sesa, além das informações sobre a identificação e a prevenção da doença. 

A vacinação é a única maneira de prevenir o Sarampo. O esquema vacinal é feito através da vacina tríplice viral. A vacina encontra-se em todos os postos de saúde no Estado. (Foto: SESA/ DIVULGAÇÃO)

Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente 53 cidades de quatro estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná) passam por um surto ativo de sarampo, com crescimento do número de casos da doença confirmados.

Todos os órgãos da saúde alertam que a única maneira de prevenir o sarampo é através da vacinação. As doses funcionam através da vacina tríplice viral, e podem ser tomadas em todos os postos de saúde do Estado.

Campanha

No dia 6 de agosto, o Ministério da Saúde divulgou um alerta para pais, mães e responsáveis que vão viajar com os filhos de seis meses a menores de um ano de idade para os municípios em situação de surto ativo do sarampo no País. A recomendação é que essas crianças sejam vacinadas com a tríplice viral pelo menos 15 dias antes da viagem. Além de proteger a criança, a medida contribui para interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no País.