PUBLICIDADE
Jornal
VERSÃO IMPRESSA

Na metade do mês, choveu no Ceará 71% da média para o mês

Quadra chuvosa

16/04/2019 13:16:56

Com metade do mês de abril pela frente, as chuvas no Ceará já atingem 71% do volume esperado para os 30 dias. Foram 133,8 milímetros registrados até esta terça-feira, 16, de acordo com dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As precipitações do início do mês causaram diversos transtornos, como estradas quebradas, suspensão de aulas em escolas e alagamentos de comunidades. No entanto, também foi o período em que os açudes Castanhão e Orós receberam grande aporte.

Os dados da Funceme mostram ainda que a média para o trimestre que compreende os meses de fevereiro, março e abril já foi superada. O esperado era de 510 mm, mas já choveu 535,9 mm, resultando em desvio positivo de 5,1%. A quantidade ainda é considerada em torno da média.

Das oito macrorregiões monitoradas pela fundação, o Litoral Norte foi onde mais choveu, já superando a média esperada para o mês inteiro. Em março, essa região também foi a que mais registrou precipitações. O volume apresentado pelas chuvas da região também supera a média da quadra chuvosa completa em 23%. Outras seis macrorregiões registraram mais de 50% da média na primeira quinzena de abril. A única que ainda não atingiu essa meta foi a região Jaguaribana, onde choveu 48,3% da média.

Nesta terça-feira foram registradas chuvas em 65 municípios, sendo o maior volume em Tinguá, com 39 mm. Moraújo e Groaíras também apareceram no topo da lista de maiores chuvas das últimas 24 horas, com 38 mm. Poucas nuvens estão no céu do Ceará, de acordo com a Funceme. A previsão para os próximos dois dias é de nebulosidade variável e possibilidade de chuvas no centro-norte.

CHUVAS NO CEARÁ EM ABRIL

POR MACRORREGIÃO EM RELAÇÃO À MÉDIA HISTÓRICA

Litoral Norte: 11,5% acima

Litoral de Pecém: 7,3 abaixo

Ibiapaba: 15,1% acima

Cariri: 18,5% abaixo

Litoral de Fortaleza: 34,2% abaixo

Maciço de Baturité: 42,4% abaixo

Sertão Central e Inhamuns: 44,3%

Jaguaribana: 51,7% abaixo

Alexia Vieira