Ceará possui oito rios em situação regular na qualidade da água, diz relatório

Situação das águas analisadas permaneceu estável em relação ao ano passado

23:08 | Mar. 22, 2019

Oito rios no estado do Ceará se encontram em situação regular na classificação da qualidade da água, segundo relatório “Observando os Rios 2019 – O retrato da qualidade da água nas bacias da Mata Atlântica” , que a Fundação SOS Mata Atlântica divulgou nesta sexta-feira, 22, celebrando o Dia Mundial da Água.

Conforme o relatório, as coletas e análises de qualidade da água no estado do Ceará foram realizados em oito rios. Os dados comparativos que demonstram a evolução dos Indicadores de Qualidade da Água (IQA) deste ciclo de 2019 com o anterior consideram os pontos de coleta monitorados nos municípios de Eusébio, Fortaleza e Paracuru, nos quais fazem parte do bioma Mata Atlântica.

De acordo com o relatório, os indicadores medidos apontam estabilidade, sem alterações significativas no IQA das águas analisadas que permaneceram em todos os pontos com qualidade regular.

 

Dados do relatório

Os dados e indicadores levantados nos principais rios de oito regiões hidrográficos do País foram feitos no período de março de 2018 a fevereiro de 2019.

Neste ciclo de monitoramento, foram realizados 2.066 análises da qualidade da água, em 278 pontos de coleta. Desses, 207 (74,5%) apresentam qualidade regular, 49 (17,6%) é ruim e, em quatro pontos (1,4%), péssima. Somente 18 pontos (6,5%) apresentam qualidade boa na média do ciclo e nenhum dos rios tem qualidade ótima.