Transnordestina inicia primeira operação-teste em trecho entre o Piauí e o Ceará
A locomotiva percorreu mais de 580 quilômetros entre Bela Vista (PI) e Iguatu (CE), transportando uma carga de milho
16:40 | Dez. 19, 2025
A Ferrovia Transnordestina finalizou nesta sexta-feira, 19, a sua primeira operação-teste de transporte de cargas, marcando um novo avanço no projeto ferroviário considerado estratégico para o desenvolvimento do Nordeste. O trajeto experimental foi realizado entre Bela Vista do Piauí (PI) e Iguatu, no Ceará, em um trecho de 585 quilômetros.
A composição contou com uma locomotiva e 20 vagões, que transportaram uma carga de milho. O trajeto foi iniciado nessa quinta-feira, 18, chegando ao destino final na manhã desta sexta-feira, 19, após cerca de 12 horas de viagem.
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDIR), a operação teve como objetivo testar os sistemas de carga, descarga e a operação em marcha ao longo do percurso.
A liberação para o transporte de mercadorias nos trechos já concluídos da ferrovia ocorreu na última quinta-feira, 11, após a emissão da Licença de Operação (LO) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
De acordo com a Transnordestina Logística, concessionária responsável pela obra e pela futura operação da ferrovia, o início efetivo da operação comissionada será definido em conjunto com o Governo Federal e os governos dos estados do Ceará e do Piauí. Quando estiver em plena operação comercial, a Transnordestina deverá transportar milho, algodão, minérios, gesso e contêineres, ampliando a capacidade logística da região.
Para garantir maior agilidade no escoamento da produção nordestina, a concessionária planeja instalar de seis a oito terminais logísticos ao longo da ferrovia. Estão previstos terminais em Eliseu Martins e Bela Vista (PI), Trindade e Salgueiro (PE), além de Missão Velha (CE), Maranguape e o Porto do Pecém (CE).