Nove integrantes da equipe de remo morrem em acidente no Paraná

Outras duas vítimas, um adolescente de 17 anos, integrante do projeto, e o motorista da carreta, foram resgatados com vida e encaminhados para o Hospital São José, em Joinville (SC)

13:24 | Out. 21, 2024

Por: Gabriele Félix
Acidente na BR376, no Paraná, mata nove pessoas da equipe de uma equipe de remo. (foto: Corpo de Bombeiros)

Uma carreta container que trafegava pela BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Paraná (PR), perdeu os freios e colidiu contra a traseira de uma van que transportava membros da equipe do projeto Remar para o Futuro, na noite do último domingo, 20.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), publicadas pelo portal G1, com o impacto, a van teria batido em outro veículo, rodando no asfalto e, em seguida, foi arrastada para fora da pista pelo caminhão que tombou sobre ela.

O acidente aconteceu por volta das 21h40min, na altura do km 665, no sentido de Santa Catarina. Entre as nove vítimas fatais, sete eram atletas da equipe. Além dos remadores, o coordenador do projeto e o motorista da van também perderam a vida. Um adolescente de 17 anos, integrante do time, e o motorista da carreta foram resgatados com ferimentos leves e encaminhados para o hospital. 

Confira a identidade das vítimas:

Samuel Benites Lopes, (15)
Henry da Fontoura Guimarães, (15)
João Pedro Kerchiner, (17)
Helen Belony, (20)
Nicoli Cruz, (15)
Angel Souto Vidal, (16)
Vitor Fernandes Camargo, (17)
Oguener Tissot - coordenador, (43)
Ricardo Leal da Cunha - motorista da van (52)

O time voltava de São Paulo, onde havia disputado o Campeonato Brasileiro Unificado, realizado na Universidade de São Paulo (USP). Durante o final de semana, todos os atletas da equipe garantiram medalhas em diferentes modalidades, conquistando a sexta colocação geral na competição.

Em nota, a prefeitura de Pelotas decretou luto oficial de sete dias. Na manhã desta segunda-feira, 21, a prefeita da cidade, Paula Mascarenhas, se reuniu com as famílias das vítimas. Em suas redes sociais, o presidente Luís Inácio Lula da Silva também se solidarizou com os familiares e amigos das vítimas.

O governador do Rio Grande do Sul (RS), Eduardo Leite, escreveu que os atletas “representavam o futuro do esporte e o espírito de superação que, mais do que nunca, está na alma dos gaúchos nos últimos tempos”.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) expressou pesar e se solidarizou com os familiares e amigos das vítmas. "Além disso, o COB faz votos para a pronta recuperação das duas vítimas retiradas com vida, um deles um adolescente de 17 anos."

Projeto Remar para o Futuro

O projeto de extensão é uma realização da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com a Escola Superior de Educação Física da UFPel (ESEF) da UFPel, a Escola de Remo Tissot, a Prefeitura de Pelotas e o Clube Centro Português 1º de Dezembro.

O objetivo é a socialização de alunos da rede pública municipal de Pelotas por meio do esporte, estimulando o desenvolvimento social e a formação de atletas. Em nota, a UFPel decretou luto oficial de três dias em respeito às vítimas.