RS: Temporal com queda de granizo afeta mais de 15 mil pessoas
Queda de granizo, ventos fortes e chuva torrencial foram registrados na cidade. Tempestade causou prejuízos em escolas, residências e unidade de saúde
14:45 | Jun. 16, 2024
Uma forte tempestade atingiu, na noite desse sábado, 15, o município de São Luiz Gonzaga, localizado na região de Missões, no Rio Grande do Sul. A Prefeitura estima que mais de 15 mil pessoas foram afetadas pelo fenômeno.
A tempestade iniciou por volta das 22h30min desse sábado e seguiu durante a madrugada. De acordo com a Prefeitura de São Luiz Gonzaga, foram registrados 15 segundos intensos de queda de granizo, ventos fortes e chuva torrencial.
O prefeito Sidney Brondani considerou a situação como grave e apontou que o temporal atingiu quase metade do município, com danos registrados em uma unidade de saúde, em escolas e residências.
"Estamos desde a noite de ontem atendendo a todos que solicitaram lonas e outros tipos de auxílio. A situação é grave e atingiu quase metade do nosso município, com muitos transtornos e danos em escolas, unidade de saúde, residências e empresas. Foi algo semelhante a um ciclone que nos atingiu, mas tudo o que tinha de ser feito até o momento foi feito", afirmou em nota publicada pela Prefeitura.
Ainda segundo a gestão municipal, mais de 1.200 residências foram destelhadas ou tiveram algum tipo de dano e estima-se que mais de 15 mil pessoas foram diretamente afetadas pelo temporal.
Alguns pontos da cidade estão sem luz e o abastecimento de água também foi afetado em algumas áreas. Postes de energia elétrica e árvores caíram em ruas do município, que foram desobstruídas.
Na manhã deste domingo, 16, o prefeito e o vice-prefeito de São Luiz Gonzaga, além do Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil, a Brigada Militar e secretários municipais se reuniram para avaliar os prejuízos e discutir ações de apoio à população.