Fies Social: alunos de baixa renda poderão financiar até 100% das mensalidades

Até 100 mil pessoas poderão ser beneficiadas em 2024, segundo o Ministério da Educação (MEC)

11:02 | Fev. 16, 2024

Por: Gabriel Damasceno
Inscrições para o Fies Social iniciam nesta terça-feira, 12 (foto: Agência Brasil)

O Fies Social, uma nova versão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), foi lançado nesta sexta-feira, 16. Umas das principais novidades do programa é a possibilidade de financiar até 100% dos encargos educacionais para estudantes com renda familiar per capita de 0,5 salário-mínimo e inscritos no Cadastro Único. A regra vale tanto para os novos contratos quanto para os antigos. Até 100 mil pessoas poderão ser veneficiadas em 2024, segundo o Ministério da Educação (MEC).

De acordo com as resoluções publicadas no Diário Oficial da União (DOU), também está prevista reserva de vagas para estudantes pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. As regras só serão implementadas no segundo semestre deste ano. Informações sobre o número de vagas e detalhes da seleção ainda não foram anunciados.

Como era antes?

O Fies havia deixado de cobrir integralmente os encargos educacionais desde 2016. Quanto menor o salário médio da família, maior era a parte da mensalidade que poderia ser paga depois da formatura. Era impossível alcançar os 100% de financiamento. Em muitas instituições, o máximo era de 85%.

Agora, com o Fies Social, os alunos de classes menos abastadas poderão conseguir o financiamento de até 100%.