Danilo Miranda, diretor do Sesc São Paulo, morre aos 80 anos

Diretor do Sesc São Paulo por quatro décadas, Miranda estava internado desde o começo do mês. Conheça a história de Danilo Miranda

11:15 | Out. 30, 2023

Por: Marcela Tosi
Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, morreu aos 80 anos nesse domingo, 29 (foto: Divulgação/Sesc)

Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, morreu aos 80 anos nesse domingo, 29. O sociólogo, filósofo e ex-seminarista estava internado desde o começo de outubro. A causa da morte não foi revelada.

Miranda estava internado desde o início do mês no hospital Albert Einstein, em São Paulo. A causa da morte ainda não foi informada pela equipe médica.

O corpo do sociólogo, filósofo e ex-seminarista está sendo velado no teatro do Sesc Pompeia, na Zona Oeste da capital paulista, na manhã desta segunda-feira, 30. O velório começou restrito à família, às 8h, e foi aberto às 10h para o público em geral. Às 17h, ele será cremado no Cemitério Horto da Paz.

Conheça a história de Danilo Miranda. 

Danilo Miranda foi seminarista por influência da avó 

Nascido em 1943 em Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro, numa família de classe média, Miranda foi o terceiro dos quatro filhos de uma farmacêutica e um dentista, que também era jornalista e gostava de tocar violão para a família cantar reunida. 

Danilo Miranda perdeu a mãe aos sete anos de idade e passou a ser criado pelos avós.

Por influência da avó católica, entrou em seminário jesuíta em Friburgo, aos 11 anos. Na unidade, começou a estudar diferentes áreas e a participar de atividades culturais.

Já em São Paulo, estudou religião e filosofia em mosteiro em Indaiatuba, no interior, e ciências sociais, na capital.

Danilo Miranda: 40 anos dirigindo o Sesc São Paulo

Durante 40 anos, Miranda foi figura central da cidade ao dirigir o Sesc São Paulo. Ao longo deste período, o filósofo abriu diversas unidades em todo o estado.

Miranda inaugurou a grande maioria das unidades da instituição no estado e retirou suas catracas para o livre acesso às acolhedoras áreas de convivência, que misturam esporte, lazer, arte e alimentação, em meio a cidades carentes de espaços públicos de qualidade.

A instituição informou que suas unidades ficarão fechadas nesta segunda-feira em decorrência do luto pela morte do diretor.

“Neste momento de grande consternação para todos nós, em nome da Presidência, do Conselho Regional e do corpo de funcionários do Sesc SP, prestamos nossa solidariedade e sinceros sentimentos à família e aos amigos de Danilo, e nossa homenagem ao querido diretor e companheiro”, escreveu o Sesc, em nota.