Brasil vence concurso mundial de robótica com robô que arruma a casa

Equipe da FEI ficou em 1º lugar no RoboCup 2022, realizado em Bangkok, com o robô HERA

11:20 | Jul. 20, 2022

Por: Euziane Bastos
Estudantes de engenharia ganham competição mundial de robótica (foto: Reprodução/Instagram)

Com um robô chamado "Hera", que tem como principal função arrumar a casa, uma equipe de brasileiros ficou em 1º lugar no RoboCup 2022, o concurso mundial de robótica. A competição foi realizada em Bangkok, na Tailândia, neste mês. Os brasileiros vencedores fazem parte do curso de engenharia da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), de São Bernardo do Campo (SP).

A equipe eliminou 45 países com a apresentação do robô Hera, que realiza tarefas domésticas como servir pessoas, tirar a mesa, colocar o lixo para fora, entre outras funções.

O Brasil venceu na categoria at home (em casa). Para obter a premiação, os robôs devem realizar demonstrações de manipulação de objetos, mapear ambientes, dentre outras coisas. Ao todo, a RoboCup reuniu mais de três mil participantes.

À CNN, o professor Plínio Aquino Junior, chefe do Departamento de Ciência da Computação e um dos coordenadores do projeto na FEI, explicou que os comandos são executados por meio de um sistema de navegação autônoma, embasado da inteligência artificial (AI).

O grande diferencial de Hera é a base móvel omnidirecional, ou seja, que tem as mesmas propriedades em todas as direções. Com essa base, o robô pode realizar diversos movimentos livres. Além disso, a máquina utiliza sensores laser para mapeamento do ambiente, o que pode ajudar evitando colisões e tornando a navegação segura.

“O robô possui uma garra anatômica para pegar diversos objetos diferentes e câmera acoplada para identificar corretamente e determinar o ponto exato de manipulação dos objetos. Microfones direcionais permitem que a Hera identifique quem e onde estão chamando por ela”, explica o professor Aquino Jr.