Moradores de Umbaúba fazem protesto por homem morto em "câmara de gás" dentro de viatura

Vídeo do momento repercutiu nas redes sociais e gerou revolta da população

15:05 | Mai. 26, 2022

VÍTIMA foi presa dentro do porta-malas da viatura e morreu por asfixia (foto: Redes Sociais/Reprodução)

Moradores da cidade de Umbaúba, no litoral de Sergipe, protestaram nesta quinta-feira, 26, pela morte de Genivaldo de Jesus Santos. O homem foi morto sufocado dentro de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal de Sergipe (PRF-SE) em uma espécie de "câmara de gás".

Genivaldo pilotava uma moto com o sobrinho na garupa quando foi abordado pelos agentes federais. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a vítima sendo levada para o porta-malas da viatura, quando um dos policiais joga gás no compartimento e fecha a porta do bagageiro. A vítima sofria de transtornos mentais. 

Durante a manifestação nesta quinta-feira, 26, pneus foram queimados com o intuito de bloquear a passagem da BR-101. As informações são do G1 Sergipe. O ato aconteceu depois que a causa da morte foi divulgada pelo Instituto Médico Legal (IML), como sendo asfixia mecânica. Os populares levaram cartazes com frases contra a ação dos agentes federais.

Na internet, o caso também gerou revolta. “Pessoas negras com deficiências ainda são submetidas às maiores violações históricas desde a falsa abolição”, escreveu uma internauta.