Jornalista e colunista de política Cristiana Lôbo morre aos 63 anos

Cristiana tratava um câncer na medula óssea e, no último fim de semana, foi internada com pneumonia

10:00 | Nov. 11, 2021

Morre a jornalista e colunista de política Cristiana Lôbo. (foto: Reprodução/ GloboNews)

A jornalista e colunista de política Cristiana Lôbo morreu nesta quinta-feira, 11, aos 63 anos. A causa da morte foi um mieloma múltiplo, um tipo de câncer que acomete as células da medula óssea. No último fim de semana, a doença foi agravada por uma pneumonia e a jornalista foi internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo. A informação é do portal g1. 

Cristiana atuava na GloboNews e estava de licença médica desde 2020. Em julho deste ano, ela chegou a publicar um tuíte em que acalmava os telespectadores sobre o seu estado de saúde.

 

Olá pessoal! Passo por aqui para dizer que está tudo bem comigo e com o tratamento de saúde. E, tão logo possa, volto com força e garra na GNews, no G1 e aqui no Twitter. Obrigada a todos pelas manifestações de carinho. Até logo!

— Cristiana Lôbo (@cristilobo) June 17, 2021

Nesta quinta-feira, 11, a GloboNews interrompeu sua programação para homenagear Cristiana, que trabalhava na emissora desde março de 1997.


Morreu em São Paulo a comentarista de política da GloboNews Cristiana Lôbo, aos 63 anos, vítima de um mieloma múltiplo. Neste fim de semana, ela foi internada com pneumonia no hospital Albert Einstein, mas não resistiu: https://t.co/j16OZ3ehoV #GloboNews

— GloboNews (@GloboNews) November 11, 2021

Carreira

Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em 2 de fevereiro de 1958, em Goiânia; e atuava no jornalismo há mais de 30 anos.

Começou sua carreira como jornalista de política do estado de Goiás e, logo depois, foi contratada pelo jornal O Globo, trabalhando como setorista do Ministério da Saúde e depois assumindo a coluna "Panorama Político". Após 13 anos no jornal, assumiu a coluna de política do Estadão.

Estreou na televisão já na GloboNews, em março de 1997, e permaneceu lá até 2021.

Integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez da GloboNews e comandou programa "Fatos e Versões", bem como a coluna os bastidores da política, no g1.

 

A doença

O mieloma múltiplo é um câncer nas células da medula óssea, que são responsáveis pela produção dos anticorpos que combatem vírus e bactérias. É um tipo de câncer raro, que pode danificar os ossos, o sistema imunológico, os rins e a contagem de glóbulos vermelhos. A doença pode ser assintomática ou generalizada, com perda de apetite, dor nos ossos e febre.

 

Repercussão

Vários colegas, amigos e admiradores de Cristiana se manifestaram nas redes sociais.

Vera Magalhães, jornalista

Uma das passagens que sempre me fazem lembrar da Cristiana Lôbo e de como ela era divertida aconteceu há muitos anos no cafezinho do Senado. Estávamos as duas lá e chegou o Aloizio Mercadante. Ele falou: “Cris, te vi ontem no Jô, você estava ótima. Muito inteligente sua análise”.

— Vera Magalhães VACINA SIM